Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
7ª Festa da Colheita marca avanço na reforma agrária no Estado de Goiás

04 de Julho de 2011 às 13:20
"Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias". Este provérbio africano, mencionado durante a 7ª Festa da Colheita, realizada no último dia 25 no assentamento Mosquito, município de Goiás, expressa bem o significado da comemoração dos 25 anos dos assentamentos Mosquito e São Jorge do Bugre e a importância da reforma agrária como meio de democratização da terra. Presente na ocasião, o deputado Mauro Rubem (PT/GO), declarou que os dois assentamentos, os primeiros no Estado e no município de Goiás, são referência para a luta da reforma agrária na cidade e no estado.

Defensor da agricultura familiar e autor do projeto de lei que institui a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária, o petista reiterou seu compromisso com a construção de uma sociedade justa e socialista. "Ainda temos uma luta difícil mesmo com o aumento dos assentamentos. Todavia, é um espaço raro na sociedade onde a coletividade, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são preceitos para vencermos o preconceito e barreiras implantadas pelo latifúndio e agronegócio. Precisamos renovar nossas esperanças e conquistas", afirma.


Mauro Rubem citou lideranças como Dom Tomás Balduíno e entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), dentre várias outras, como colaboradores diretos do avanço da reforma agrária no Brasil. Além disso, o jornalista e companheiro de luta Pinheiro Salles acompanhou o deputado durante a atividade. A 7ª Festa da Colheita contou com apresentações artísticas, culturais, entrega do Prêmio Dom Tomás Balduíno e descerramento da placa e lançamento do monumento dos 25 anos da conquista dos assentamentos.

Também participaram da festa representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Pastoral da Juventude Agrária, da Prefeitura da cidade de Goiás, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.