Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projetos de Mauro Rubem buscam a inclusão dos portadores de deficiência

27 de Agosto de 2009 às 14:29
Preocupado com a inclusão dos portadores de deficiência na sociedade, o deputado Mauro Rubem (PT) apresentou cinco projetos de lei ao Plenário da Assembleia.
Preocupado com a inclusão dos portadores de deficiência na sociedade, o deputado Mauro Rubem (PT) apresentou cinco projetos de lei ao Plenário da Assembleia sobre a questão. Segundo o parlamentar, cabe ao Legislativo a eliminação de obstáculos que possam conferir a sensação de invalidez e exclusão social ao deficiente.

Duas das propostas do deputado visam melhorar a acessibilidade do deficiente no ambiente escolar. Uma obriga as escolas públicas e privadas de Goiás a disponibilizarem carteiras escolares adaptadas para os alunos com necessidades especiais. Essas carteiras devem seguir os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A outra iniciativa autoriza o Poder Executivo a fornecer kits com mochila, reglete (placa de alumínio em braile) e sorobã (aparelho de cálculo para deficientes visuais). A proposta também prevê que a Secretaria Estadual de Educação disponibilize professores capacitados para auxiliar os alunos, tais como intérpretes de libras, instrutores de braile, agentes de apoio e professores de recursos.

Com a justificativa de que o lazer é um dos caminhos para a promoção da integração dos deficientes à sociedade, o parlamentar apresentou projeto de lei que determina a instalação de pelo menos um brinquedo destinado às crianças portadoras de doenças mentais ou deficiência física nos parques do Poder Público Estadual.

As duas últimas matérias dispõem sobre a obrigatoriedade de disponibilização aos clientes de cardápio em braile nos hotéis e restaurantes goianos e sobre a meia-entrada para deficientes em eventos culturais e esportivos e em locais de lazer.

Segundo o parlamentar, a melhoria nas condições sociais do deficiente é um processo longo e árduo, ainda que a sociedade tenha se voltado para a adequação do espaço e para a inclusão social do deficiente. “Para agilizar este processo, é importante propor legislações que abrandem as dificuldades enfrentadas pelo portador de deficiência”, enfatizou o parlamentar.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.