Deputado Mauro Rubem vai denunciar SSP em Brasília

20 de Setembro de 2007 às 12:59
Com a segunda falta do secretário Ernesto Roller à Comissão de Direitos Humanos, o presidente da Comissão acredita que o órgão está se mostrando conivente com os casos de violência policial

Deputado Mauro Rubem, presidente da Comissão de Direitos Humanos, denunciará, em Brasília, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás por conivência com os casos de violência policial. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante a reunião da Comissão. O deputado afirmou que só fará a denúncia porque não pode mais dizer que a secretaria está fazendo o possível para investigar e coibir as violações. O secretário estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller, faltou pela segunda vez à reunião apesar de ter confirmado a presença ao deputado no dia anterior.

Estiveram presentes ao evento os familiares que compõem o Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial. Todos eles tiveram filhos ou irmãos executados ou desaparecidos após abordagem da policial militar. Mauro sugeriu às famílias criar uma comissão para organizar a ida dos membros do comitê à Brasília. Familiares das vítimas e o deputado farão a denúncia durante o Encontro Nacional de Direitos Humanos, nos próximos dias 25 e 26 de setembro, na Câmara dos Deputados. Este ano, a temática é justamente Segurança Pública, Justiça e Cidadania.

BLOQUEIO

O deputado também sugeriu que, se possível, tentará fazer com que o governo bloqueie repasses de verbas federais à Secretaria enquanto não implantar técnicas de monitoramento como sistema de vigilância interno nas delegacias ou aparelhos de GPS nas viaturas. Mauro Rubem afirmou que tais ações só fazem fortalecer o órgão e relembrou o caso da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas que foi fechada pelas inúmeras denúncias de corrupção e crimes.