Notícias dos Gabinetes
Com intervenção de Mauro Rubem, MST desocupa a sede do Incra em Goiás.
Entre as demandas, o MST cobra vários encaminhamentos já acertados com o Incra e por muito tempo pendentes no órgão. Entre elas: desapropriação de terras para assentamentos; pagamento para os assentados; entrega de títulos de concessão de uso da terra e infra-estrutura na construção de estradas.
As negociações entre o MST e o Incra iniciaram desde o primeiro dia de ocupação. Na quarta-feira, à tarde com a presença do deputado estadual Mauro Rubem (PT), ficou decidido uma reunião com o Incra Nacional, o que aconteceu no dia seguinte, ontem.
Mauro Rubem, Rogério Arantes (Superintendente do Incra-Goiás) e representantes do MST foram atendidos de forma rápida e atenciosa pelo presidente Nacional do Órgão, Rolf Hackbart. Em um dia de articulações políticas que envolveram também os deputados federais Pedro Wilson (PT) e Jovair Arantes (PTB), conseguiu-se junto à Casa Civil em caráter de urgência, a publicação de um Decreto tornando quatro imóveis para fins de reforma agrária.
Foram inseridos no Decreto de 12 de março de 2009 a Fazenda Córrego do Ouro, município de palestina de Goiás, Fazenda Dois Irmãos e Fazenda Bom Jesus localizadas no município de Vila Propício e Fazenda Três Irmãos situada no município de Crixás.
Na manhã desta sexta-feira, reunidos no órgão ocupado, Mauro Rubem, diretores do Incra e coordenadores do MST, e o presidente do Incra Nacional, Rolf Hackbart traçaram encaminhamentos para cumprimento das outras reivindicações, principalmente as de ordem de desenvolvimento dos assentamentos e acampamentos. Nesta reunião também foi informado pelo Incra Nacional que três assentamentos estariam na previsão de pagamento deste mês de março e que outros estariam recebendo os seus decretos.
Mauro Rubem valorizou a ação de luta do MST, disse que sem esta mobilização forte, aguerrida, fiel, as coisas podem até acontecer, más não na velocidade que precisa.
Rolf Hackbart disse que está preocupado com o grande índice de desemprego rural no País, provocado pela crise internacional e que a reforma agrária é sem dúvida alguma, a solução deste problema.
Para recepcionar o presidente do Incra no aeroporto de Goiânia, propondo estreitar uma relação parlamentar com o órgão, Mauro Rubem convidou o deputado estadual Nilo Rezende (DEM).
Em tempo, o MST desocupará apenas as instalações internas e continuará acampado nas calçadas do Incra em Goiás. Tal medida visa acompanhar os encaminhamentos prometidos.
O Incra em Goiás tem atualmente 246 projetos de assentamento, com 13.162 famílias beneficiadas em uma área total de 610.587,78 hectares.