Notícias dos Gabinetes
Movimentos de trabalhadores do campo se instalam na Assembleia
Estão acampados no anel externo da Casa, integrantes do MST, FETRAF, TERRA LIVRE, CPT, MVTC, MPA, MCP, MMC, CUT e COMLUTAS.
Segundo Anderson Liberato Gouvêa, da Comissão Pastoral da Terra e membro executivo do Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás, a manifestação ocorre por ocasião do dia 14 de Agosto, em que os movimentos organizados realizam a "Jornada Nacional Unificada de Lutas", que consiste em manifestações nas ruas das principais cidades brasileiras.
A mobilização tem como principais bandeiras o fim das demissões em massa e a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários. Além disto, o ato também pedirá, em nível nacional, a redução dos juros, fim do superávit primário, reformas agrária e urbana, fim do fator previdenciário, defesa da Petrobras e das riquezas do pré-sal, investimentos em saúde, educação e moradia, valorização do salário mínimo e solidariedade internacional aos povos.
A Jornada Nacional de Lutas mobilizada pelos camponeses do Estado de Goiás, além das questões nacionais, reivindica também questões inerentes às suas necessidades particulares como, assistência técnica no campo, saúde e educação nos assentamentos, moradia digna, energia através do programa “Luz para Todos” e desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis.
Do governo do Estado é solicitado ainda a criação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Goiás e em nível federal cobranças ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por cumprimento da meta de assentamentos de famílias em Goiás. Da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os manifestantes cobram a desburocratização do Programa de Compra Antecipada com doação simultânea e a implementação da política da merenda escolar.
Neste momento, os camponeses estão reunidos no saguão principal da Assembleia, e contam com a presença de diversos trabalhadores e coordenadores de todas as organizações que participam do Fórum Estadual da Reforma Agrária.