Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Movimentos de trabalhadores do campo se instalam na Assembleia

12 de Agosto de 2009 às 14:19
Ação faz parte da Jornada Nacional Unificada de Lutas
Recepcionados pelo deputado estadual Mauro Rubem, trabalhadores e trabalhadoras do campo do Estado de Goiás, através de suas diversas organizações representativas, chegaram na manhã desta quarta-feira, 12, à Assembleia Legislativa para reivindicarem sobre várias questões inerentes ao campo e a agricultura familiar nas esferas estadual e federal.

Estão acampados no anel externo da Casa, integrantes do MST, FETRAF, TERRA LIVRE, CPT, MVTC, MPA, MCP, MMC, CUT e COMLUTAS.

Segundo Anderson Liberato Gouvêa, da Comissão Pastoral da Terra e membro executivo do Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás, a manifestação ocorre por ocasião do dia 14 de Agosto, em que os movimentos organizados realizam a "Jornada Nacional Unificada de Lutas", que consiste em manifestações nas ruas das principais cidades brasileiras.

A mobilização tem como principais bandeiras o fim das demissões em massa e a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários. Além disto, o ato também pedirá, em nível nacional, a redução dos juros, fim do superávit primário, reformas agrária e urbana, fim do fator previdenciário, defesa da Petrobras e das riquezas do pré-sal, investimentos em saúde, educação e moradia, valorização do salário mínimo e solidariedade internacional aos povos.

A Jornada Nacional de Lutas mobilizada pelos camponeses do Estado de Goiás, além das questões nacionais, reivindica também questões inerentes às suas necessidades particulares como, assistência técnica no campo, saúde e educação nos assentamentos, moradia digna, energia através do programa “Luz para Todos” e desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis.

Do governo do Estado é solicitado ainda a criação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Goiás e em nível federal cobranças ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por cumprimento da meta de assentamentos de famílias em Goiás. Da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os manifestantes cobram a desburocratização do Programa de Compra Antecipada com doação simultânea e a implementação da política da merenda escolar.

Neste momento, os camponeses estão reunidos no saguão principal da Assembleia, e contam com a presença de diversos trabalhadores e coordenadores de todas as organizações que participam do Fórum Estadual da Reforma Agrária.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.