Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem favorável à criação de Centros de Convivência para deficientes

11 de Fevereiro de 2010 às 23:50
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação e vice-presidente da Comissão de Saúde, o deputado Mauro Rubem (PT) comentou sobre projeto de lei que está em tramitação no Senado. A matéria dispõe sobre a criação de Centros de Convivência para pessoas com deficiência.

Para o deputado, o projeto é de sucesso. "Sou favorável à criação dos Centros de Convivências para deficientes físicos porque socializa a classe", disse. O parlamentar completa que, embora o Centro de Convivência traga chances de profissionalização a deficientes, ele é contra a segregação social que a iniciativa acaba promovendo.

"As iniciativas são boas, mas acredito que os locais que dão cursos profissionalizantes para pessoas não deficientes é que deveriam se adaptar para receber os deficientes, e não haver essa separação social", expõe Mauro Rubem. Ele explica que os deficientes têm muito mais a aprender com os não deficientes do que com eles mesmos, já que no mercado de trabalho eles são minoria.

O objetivo do senador Cristóvam Buarque, autor do projeto, ao incentivar a criação dos Centros de Convivências, é de socializar as pessoas com deficiência e seus familiares, assim como oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Se o projeto for aprovado, os locais especiais oferecerão atividades profissionalizantes, o que promoveria a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A criação dos Centros de Convivências para deficientes físicos está prevista em texto da convenção dos direitos das pessoas com deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto, que será examinado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, altera a Lei nº 7.853/89, que trata do apoio às pessoas com deficiência, ao incluir a criação dos centros.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.