Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Faleceu hoje Elô Pinheiro Salles

28 de Maio de 2010 às 09:08
Importante na história do PT, era casada com o jornalista Pinheiro Salles
Sepultamento hoje, dia 28 de maio, às 17horas: Cemitério Memorial. Estrada Bela Vista, antes do autódromo. Elonilde Rodrigues de Ávila Pinheiro Salles, de 54 anos de idade, estava internada no Anis Rassi Hospital desde 19 último, indo para a UTI no dia 22. Seu estado geral era grave; nível de consciência, sedada. Elô, como era conhecida, teve câncer de mama, que, após cirurgia, surgiu também nos pulmões.

Casada com o jornalista Pinheiro Salles, reside em Goiânia há 30 anos, quando ambos vieram de São Paulo, após a anistia. Aqui, filiada ao Partido dos Trabalhadores, participou de muitos movimentos políticos, com destacado papel nas eleições de 1982, quando Athos Magno foi candidato a governador, e em todas as demais campanhas do PT, merecendo especial atenção de Lula.

Em São Paulo, onde trabalhava, teve relevante participação nas lutas dos familiares dos presos políticos. Seus embates com os agentes da ditadura militar levaram o poeta maior Carlos Drummond de Andrade a publicar, no Jornal do Brasil, a crônica A cor diferente do sábado, abordando a suspensão da visita ao seu companheiro Pinheiro Salles.

Artista plástica, é mãe do advogado Raphael Salles e de Clara de Ávila Salles, era formada em Relações Internacionais e estudante de Psicologia. Diz Pinheiro Salles: “A Elô era uma das mulheres mais corajosas que pude conhecer. Não se intimidou diante dos tiranos. Nunca bajulou ninguém. E, sobretudo, jamais defendeu interesses pessoais”.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.