Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem trabalhou pela criação da Secretaria Municipal de Defesa Social de Goiânia
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Mauro Rubem promoveu várias reuniões, audiências públicas e viagens, pesquisando exemplos em municípios de outros estados do Brasil. A exemplo da cidade de Diadema-SP, onde a criação e o trabalho da Secretaria de Defesa Social foi responsável por diminuir o grande índice de homicídios da cidade. Trabalho elogiado na ONU.
Com a implantação da Secretaria de Defesa Social, Mauro Rubem destaca a necessidade do fortalecimento da guarda municipal. “A guarda municipal agregada aos outros comandos de polícia, tem um papel fundamental para uma segurança pública humanizada, mais próxima da comunidade”. Completa Mauro Rubem.
Regina Miki é a primeira mulher a comandar a Senasp
Os primeiros dias do governo Dilma Rousseff mostram que as mulheres ganham cada vez mais espaço na administração federal. Na segunda-feira (10), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a nomeação da advogada Regina Miki para o comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Entre os desafios de Regina, que substitui Ricardo Balestreri no cargo, estão o desenvolvimento das ações nacionais de segurança pública e combate ao crime organizado. As metas foram traçadas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Advogada e especialista em políticas de segurança pública, Regina terá como missão ajudar o Ministério da Justiça na articulação com estados e municípios para o desenvolvimento de políticas de prevenção e repressão na área. Além disso, ela também será responsável pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que passa a integrar a Senasp a partir deste ano.
Entre 2001 e 2008, Regina foi secretária de Defesa Social de Diadema, em São Paulo, e colaborou para a redução da taxa de homicídios da cidade em 78,61%. Ela está no Ministério da Justiça desde 2008, quando foi convidada pelo então ministro Tarso Genro para ser secretária executiva da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).
No Ministério da Justiça, ela participou da reestruturação e reativação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), da qual é presidente. Composto por 30 instituições, o conselho tem a função de atuar como órgão normativo na formulação de estratégias e no controle e na execução da política nacional de segurança pública.