Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem propõe projeto para alterar critérios de admissão de deficientes auditivos

10 de Agosto de 2011 às 10:07

Durante a sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, na última terça-feira, 9, o deputado Mauro Rubem (PT) apresentou projeto com o objetivo de alterar alguns pontos da Lei Estadual nº 14.715/04, que dispõe sobre a reserva de percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência auditiva, e define os critérios para a admissão. A matéria propõe que os deficientes auditivos passíveis de correção e usuários de aparelhos auditivos também recebam tratamento jurídico de deficientes para a participação em concursos públicos.

De acordo com o petista, a legislação em vigor criou estratificação, categorização e discriminação de alguns portadores de deficiência. No projeto apresentado, a justificativa que se faz é que os deficientes auditivos que têm possibilidade de recuperar a audição devem ter os seus direitos garantidos. Na atual redação, após a correção da deficiência, o cidadão passa a não ser mais considerado deficiente, não necessitando da proteção judiciária. 

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa na Assembleia Legislativa, Mauro Rubem afirma que essa lei estadual vai de encontro à Constituição Federal, que proíbe a discriminação no que se refere à admissão dos trabalhadores portadores de deficiência física. E completa: “O uso de próteses não retira a condição de deficiente dos cidadãos, apenas lhes oferece meios para ter melhor qualidade de vida e lidar melhor com as suas limitações. Isso não quer dizer que eles deixam de ser deficientes”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.