Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência reforça importância de ações integradas para enfrentar violência no Entorno

14 de Agosto de 2011 às 23:18

Membro titular da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado Mauro Rubem (PT) participou nesta sexta-feira (12), em Brasília, de audiência pública sobre “Segurança Pública no Distrito Federal e Entorno”. A atividade, que foi proposta pelo deputado Wasny de Roure (PT/DF), contou com a presença de especialistas da área e representantes dos governos do DF, de Goiás e da União e reforçou que a problemática da violência na região decorre de fatores multifacetários como, saúde, educação, lazer, etc.

Na ocasião, alunos do Colégio Estadual Fernando Pessoa, de Valparaíso de Goiás, manifestaram revolta com a morte do jovem Fagner Alves, de 17 anos – assassinado na última semana nas dependências da escola – e conclamaram providências para que episódios como este não se repitam. “Não temos paz, só o medo de ir para a escola e nunca mais voltar” desabafou uma das alunas.

Para Mauro Rubem, é preciso pensar no Entorno de forma integrada. “Precisamos acabar com esses limites imaginários que criam dificuldades para enfrentarmos o problema. Devemos investir no Entorno como se fosse uma área estatizada, quase pública, e explorar fontes de desenvolvimento que a região naturalmente não tem. As prefeituras estão aquém da necessidade do povo. Precisamos induzi-las a avançar em políticas públicas diferenciadas e eficientes”, reforça.

O secretário nacional de Segurança Pública, tenente coronel Aguinaldo da Cruz, acredita que entre os atores da Segurança Pública está a sociedade e, por isso, considera importante estreitar a relação e articulação dos conceitos do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) em outros municípios. Segundo a deputada federal e membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Erika Kokay, não existe censo de comunidade nos municípios do Entorno por conta do inchaço populacional que cresce a cada dia. “Precisamos desenvolver o sentimento de pertencimento e responsabilidade nos moradores do Entorno. Não é possível assegurarmos os direitos humanos de viver sem medo, de ter um projeto de vida e preservar um sonho sem que as relações comunitários estejam consolidadas”, afirma.

Ao final da audiência, Mauro Rubem propôs a criação de uma comissão legislativa para aprofundar o estudo e diagnóstico do Entorno, reforçando a necessidade de constituir uma ação política de convencimento que tenha entre seus preceitos um policiamento comunitário, como é o caso do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A aplicação de mais recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste no orçamento do próximo ano, em ações efetivas de segurança pública para o Entorno, o trabalho conjunto das Policias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros e, ainda, a necessidade de investir em programas de lazer, esporte e cultura também foram encaminhamentos deliberados na ocasião.

Também participaram da audiência, o secretário de estado do Entorno do Distrito Federal, Renato Andrade; o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Coronel Márcio de Souza; o secretário adjunto de Segurança Pública do Distrito Federal, Coronel Suamyr Santana; o chefe de gabinete do superintendente da Sudeco e coordenador da RIDE, Henrique Oliveira; o chefe de gabinete de gestão de Segurança Pública do Entorno do DF, Coronel Edson Araújo; e o especialista em políticas públicas, Dr. Antônio Testa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.