Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Ozair José alerta população quanto uso do formol

21 de Agosto de 2007 às 14:23
Projeto de lei  do deputado Ozair José estabelece que os estabelecimentos que oferecem serviços de cabeleireiro, em especial os salões de beleza, deverão afixar em suas dependências, de forma destacada, placar com a expressão “O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça”.

A fim de dar maior efetividade ao que determina a lei, os estabelecimentos deverão distribuir, entre os seus clientes, material informativo em linguagem de fácil compreensão sobre o uso do formol.

A infração ao disposto na lei acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais). A iniciativa do deputado Ozair José se justifica diante da necessidade de se esclarecer a população a respeito da substância denominada formol.

Em relação ao tema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclarece que o uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode causar danos à saúde, não podendo ser usado em produtos cosméticos. Em essência, o projeto de lei do deputado Ozair José pretende colaborar para que os usuários de serviços de cabeleireiro tenham consciência ao procurar as técnicas de escova progressiva que utilizam formol.

Tanto a advertência sugerida na lei que se pretende aprovar, quanto às determinações para distribuição de material informativo em linguagem de fácil compreensão, contribuirão para maior conscientização quanto aos riscos que a prática do uso do formol oferece à saúde.
 
O deputado fez uma consulta à Secretaria Estadual da Saúde, através da Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental,  que se manifestou favorável ao projeto do parlamentar. 
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.