Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Após audiência pública, aprovados em concursos marcham até a Segplan

16 de Agosto de 2011 às 14:29

Após audiência pública realizada pelo Mandato Popular do Deputado Mauro Rubem (PT), na última segunda-feira, 15, concursados aprovados que ainda não foram nomeados pelo Governo Estadual realizaram uma marcha para a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), a fim de se reunirem com o secretário Giuseppe Vecci para reivindicar o direito garantido por decisão do Superior Tribunal Federal (STF).

Para exigir a convocação, estiveram presentes os aprovados em concursos do Corpo de Bombeiros, Agência Goiana de Comunicação (Agecom), da Polícia Militar, do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Secretaria da Saúde, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Polícia Técnico-Científica, Secretaria de Cidadania e Trabalho, Defensoria Pública; e o deputado Major Araújo (PRB-GO). O convite da audiência foi encaminhado ao Governador, secretários, Ministério Público Estadual (MP-GO), entre outras lideranças, contudo, não compareceram.

Durante a audiência, foi apresentada uma retrospectiva da história de luta percorrida pelos concursados, e os seus representantes tiveram a oportunidade de falar diretamente aos parlamentares, agradecendo o empenho e pedindo para que continuem dando força à sua voz. O petista disse que esta luta é dele também e completou: “Eu e meus assessores não descansaremos enquanto todos os aprovados em concursos não forem nomeados”. 

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa, Mauro Rubem, o Governo Estadual precisa respeitar a Constituição Federal e convocar servidores concursados e, ainda, destituir os funcionários comissionados e temporários. “Eu não faço depreciação pessoal a nenhum comissionado ou temporário, mas está definido pela Constituição que eles não podem ocupar funções de caráter permanente. Eu apenas quero que a lei seja cumprida em nosso Estado, já que o Governo se diz democrático”, declarou o deputado.

Segplan

Após a audiência pública, o parlamentar e os concursados realizaram uma caminhada até a Segplan com o objetivo de expor ao secretário as necessidades dos aprovados e, principalmente, o Governo Estadual, que está com a prestação de serviço carente em diversas áreas por falta de funcionários. Porém, o secretário não os recebeu e deixou esta função a cargo da superintendente central de Recursos Humanos, Liliane Moraes Batista de Sá. 

Na ocasião, a superintendente afirmou que a secretaria está realizando um estudo acerca da quantidade de aprovados que ainda tem a nomeação pendente e que essa pesquisa será finalizada ainda esta semana. “Nós estamos realizando um levantamento dos lugares que apresentam maior carência no quadro de funcionários para, então, começarmos as nomeações”, declarou. 

Segundo Liliane, até a próxima semana será agendada uma reunião com o deputado Mauro Rubem, o secretário Giuseppe Vecci e os representantes dos concursados para esclarecer as atitudes que irão tomar e realizar os encaminhamentos. O parlamentar se queixou que, como representante da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, nunca foi recebido pelas autoridades estaduais e a Segplan nunca participou de nenhuma reunião ou audiência pública realizada para solucionar essa questão. “Isso demonstra desrespeito com a Casa (Assembleia Legislativa), mas nós continuaremos pressionando, porque o Governo precisa respeitar a população. Nós estamos lutando apenas pelo direito desses cidadãos”, afirmou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.