Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem denuncia ameaça sofrida por padre Geraldo

16 de Agosto de 2011 às 14:30

Na manhã da última segunda-feira, 15, o diretor da Casa da Juventude Pe. Burnier, padre Geraldo Labarrére, foi vítima de mais uma ameaça anônima. Por volta das 10 horas de ontem, um homem ligou para a Casa da Juventude, sem se identificar, e perguntou a altura do padre alegando que precisava da informação para preparar o seu caixão. Preocupado com as ameaças dirigidas ao padre e outros defensores de direitos humanos, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH) da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem (PT), tomou providências emergenciais em busca de proteção e providências. 

Na manhã de hoje, 16, Mauro Rubem e o coordenador da CDH, Fábio Fazzion, que também já foram vítimas de ameaças similares, acompanhados pelo padre Geraldo, estiveram em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, no departamento de inteligência da Polícia Civil. Recebidos pelo superintendente da Polícia Judiciária, Álvaro Cássio dos Santos, e pelo dr. João Carlos Gorski, da Gerência de Inteligência da Polícia Civil de Goiás, padre Geraldo relatou as ameaças que vêm sofrendo após a Operação Sexto Mandamento e, diante disso, foi encaminhado para a Delegacia Estadual de Investigação de Homícidios, onde será recebido pela titular dra. Adriana Ribeiro. 

Padre Geraldo, que convive com ameaças desde o início dos anos 80, quando começou a trabalhar com jovens em situação de risco, enviou e-mails à sua rede de contatos logo após receber esta última ameaça, reforçando sua vontade de noticiar e propagar tal situação. Para ele, não é o medo, mas o enfrentamento ao crime que terá chance de diminuir essa força dos “passageiros das trevas, que, desde sempre, compactuaram com a exigência do silêncio, do segredo, do medo e do oculto para poderem, sorrateiramente, ganhar mais”. 

Além disso, o Mandato Popular do deputado Mauro Rubem já entrou em contato com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e com o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos para relatar a situação e pedir que providências sejam tomadas o quanto antes para proteção dos ameaçados e identificação e punição dos envolvidos nessas ameaças anônimas. Um requerimento também será apresentado pelo petista na sessão plenária de hoje, cobrando atenção e proteção dos defensores de direitos humanos ao governador do Estado, Marconi Perillo; ao secretário de Estado da Segurança Pública e Justiça, João Furtado; e ao Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.