Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa de Encontro de Manos Angoleiros

22 de Agosto de 2011 às 19:55

Em visita a Cidade de Goiás neste domingo (21), o deputado Mauro Rubem (PT) participou do terceiro e último dia de atividades do Encontro de Manos Angoleiros. O encontro, que teve início na sexta-feira (19) e contou com oficinas, samba de roda, rodas de capoeira e bate papo, reuniu os Mestres Índio, Chuluca, Leninho e Guaraná que há 20 anos estiveram juntos na cidade e hoje se encontram novamente para compartilhar experiências com os capoeiristas.

Assuntos como a participação das mulheres na capoeira e na sociedade; a conjuntura da Capoeira Angola no Estado, Brasil e fora do país; suas características, como mandinga, irmandade, seriedade e a importância de fortalecer e divulgar a cultura foram alguns dos pontos discutidos na ocasião.

Após ouvir atentamente as explanações dos mestres, Mauro Rubem afirmou que teve uma aula sobre a Capoeira Angola. “Estou admirado com os princípios da Angola que hoje são tão ausentes nas relações humanas. Trabalho em defesa dos direitos humanos e, por isso, acredito que estou nesta luta com o mesmo objetivo de vocês, mas de uma forma diferente. A elite quer acabar com a cultura do nosso país, mas a Angola, assim como o PT, mostra que só com o esforço conseguiremos visibilidade”, salienta.

A Coordenadora de Educação Patrimonial da Secretaria Estadual de Educação, Selma Bastos, também compartilhou a opinião do parlamentar, ao afirmar que teve uma aula de história e cidadania com a riquissima troca de experiências proporcionada pelo encontro. Ao final da roda de bate papo, Mauro Rubem sugeriu a organização de uma ocupação de grupos que trabalham com a cultura afro-brasileira na Assembleia Legislativa para exigir respeito aos direitos humanos da classe e conscientizar os deputados, servidores e cidadãos sobre a importância da cultura popular brasileira. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.