Notícias dos Gabinetes
Ozair chama atenção para casos de meningite
O deputado Ozair José (PP) chama atenção da população em geral para os dois casos de meningite, em pouco mais de um mês, que resultaram em morte e assustaram os moradores da pequena cidade de Goianira, localizada a 22 quilõmetros de Goiânia.
A primeira morte foi de uma menina de três anos de idade, a segunda, de um homem de 26 anos, que teve seu caixão e túmulo protegidos por uma armação de concreto para que a doença não se dissipasse, o que provocou pânico entre os pouco mais de 26 mil habitantes daquele município. Até julho deste ano já foram confirmados 130 casos e 17 mortes.
A meningite é uma doença infecciosa grave que provoca inflamação das meninges, as quais são envelopes que protegem o cérebro e a medula espinhal. O diagnóstico se dá pelo exame de sangue e coleta do Líquido Cefalorraquidiano (LCR). A transmissão da meningite geralmente ocorre por via aérea – como tosse e espirros –, principalmente em locais fechados onde há aglomerações, como escolas e creches.
O tratamento deve ser diferenciado para os diferentes agentes etiológicos envolvidos, que são bactérias e vírus. Para a meningite viral não há tratamento específico. Entretanto, nesses casos, as infecções são menos graves e autolimitadas. Já quanto às infecções bacterianas, o tratamento deve ser executado de forma rápida, pois se não cuidadas com urgência podem levar à morte ou a graves sequelas neurológicas.
Casos de meningite não são tão raros em Goiás como parece. Neste ano, até o mês de julho, em todo o Estado foram confirmados 130 casos, que resultaram em 17 mortes. No ano passado, os registros indicam um total de 383 casos e 41 óbitos.