Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem solicita comissão para conhecer modelo de autogestão em Mato Grosso do Sul
Com o intuito de fortalecer o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e beneficiar os usuários do plano de saúde, a autogestão do órgão tem sido uma das principais lutas do deputado Mauro Rubem (PT). Neste sentido, o deputado apresentou nesta quinta-feira (14) requerimento que solicita a formação de uma comissão que irá até Campo Grande, Mato Grosso do Sul com o objetivo de conhecer a maneira como está estruturada a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul (CASSEMS), plano de saúde gerido pelos próprios servidores, e analisar se é possível implantar a mesma forma de trabalho no Ipasgo.
Mauro Rubem acredita “que os próprios servidores públicos são os mais indicados a ocuparem a gestão do Instituto e que eles mesmos escolheriam, de forma democrática, os conselhos diretores”. Ele utiliza o exemplo da CASSEMS para reafirmar a importância que teria a autogestão para melhores resultados do Ipasgo. A Instituição de Mato Grosso do Sul conta hoje com aproximadamente 55 mil beneficiários titulares que representam o universo de 130 mil beneficiários incluídos, entre dependentes e convênios com prefeituras. Em pesquisa realizada, 80% destes beneficiários avaliaram a gestão da CASSEMS como “ótima” ou “boa”.
Quanto à importância da viagem, o petista afirma que “ela se faz necessária para conhecer a CASSEMS, que há 10 anos é dirigido pelos servidores, dando um exemplo de autogestão e para mostrar que é possível a existência de um plano de saúde de autogestão exclusivo dos próprios servidores do Estado”. A comissão será composta por cinco parlamentares e a proposta deverá ser votada em caráter de urgência, conforme solicitado por Mauro Rubem.