Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Envelhecimento digno l é discutido em Conferência da Pessoa Idosa

03 de Outubro de 2011 às 10:42

Defensor de uma melhor qualidade de vida para os idosos e da inclusão social da terceira idade em nossa sociedade, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deputado Mauro Rubem (PT), participou, no último sábado, 1º de outubro, da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiás.

Representando a Assembleia Legislativa, o petista elogiou a iniciativa do Conselho Estadual do Idoso em realizar a atividade, ao ressaltar que as conferências são momentos ímpares para a população mostrar o que quer do Governo.

Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, a conferência foi aberta pelo presidente do Conselho Estadual do Idoso em Goiás, Mercino Moreira, que fez a leitura do discurso pronunciado pela presidente do Conselho Nacional do Idoso, Karla Giacomini, durante a Conferência de Belo Horizonte.

Além disso, o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Wilson Augusto de Oliveira, também esteve presente no evento, reforçando o compromisso da Secretaria de Direitos Humanos em promover um envelhecimento digno e em resgatar a dívida social do Brasil com os idosos.

Na ocasião, Mauro Rubem se mostrou emocionado com a realização da conferência, todavia, lamentou a repressão que vem sendo herdada do Poder Executivo, principalmente com relação aos idosos. Outra preocupação manifestada pelo parlamentar é a falta de verbas para os conselhos e a forma como o Governo Estadual vem tratando a saúde goiana.

“A saúde é uma das questões fundamentais para um envelhecimento digno. Entretanto, em Goiás, o Ipasgo está sofrendo um ataque do Governo, que tem evidenciado os interesses individuais de empresários para justificar o aumento abusivo e desnecessário nas mensalidades, além de restringir os serviços prestados pelo órgão”, ressaltou.

Também participaram da mesa de abertura a promotora de Justiça, Yélena de Fátima Monteiro; o assessor especial de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia, José Eduardo Silva; a superintendente de Política de Atenção Integral a Saúde do Governo do Estado, Mabel Rodriguez; o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Maurício Gebrim; a deputada federal Flávia Morais; e o secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes.

Logo após a abertura do evento, o Coral de Rubiataba, composto por 35 idosos de 55 a 86 anos, fez a animação da conferência, que seguiu até as 17 horas, com leitura e aprovação do Regimento, além de eleição dos delegados que participarão da etapa nacional da conferência.

Clique aqui e confira cobertura fotográfica completa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.