Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Iphan conclui obras de restauração do Colégio Sant'Ana, na cidade de Goiás

04 de Outubro de 2011 às 10:44

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH) da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem (PT), compareceu, na última sexta-feira, 30 de setembro, à cerimônia de entrega pública das obras de manutenção e conservação do Colégio Sant’Ana, na cidade de Goiás.

Estiveram presentes no evento o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson; o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Antônio de Mello (PP); o bispo emérito de Goiânia, Dom Tomás Balduíno; o superintendente do Incra-GO, Jorge Tadeu; alunos; docentes; freiras; funcionários do Colégio; além de autoridades e a comunidade do município.

Realizada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO), com verbas do PAC Cidades Históricas, a restauração do patrimônio foi resultado das lutas de Mauro Rubem junto ao Ministério da Cultura, inclusive, quando foi necessário um aditivo no orçamento das obras – fato ressaltado por Salma Saddi, superintendente do Iphan-GO: “Quero agradecer ao companheiro Mauro Rubem por todo o apoio e suporte, durante todo o período de restauração do Colégio Sant’Ana”.

Defensor do resgate histórico da cultura brasileira e do fortalecimento da Educação, o deputado Mauro Rubem afirmou que são ações como a realizada no Colégio “que o povo brasileiro espera do Governo Federal – e que estão sendo feitas”. Além disso, o parlamentar ressaltou a importância de oferecer à população goiana um futuro cada vez melhor e mais humano, com atitudes que preservem a história dos povos.

"A restauração do Colégio Sant’Ana significa o resgate da vida de Goiás, e restabelece a alunos, pais, professores, funcionários e visitantes a possibilidade de usufruir dos valores culturais desse bem tão importante para o desenvolvimento social e cultural da Cidade de Goiás", ponderou.

Restauração

O investimento total das obras de manutenção e conservação do Colégio Sant’Ana foi de R$ 1,185 milhão. Esse valor foi utilizado para a restauração da cobertura, das alvenarias, das esquadrias, das escadas, do piso tabuado de madeira e do forro. Também foram feitas novas instalações elétricas, telefônicas, hidrossanitárias, além de pinturas e revestimentos.

Todas as peças de madeira, incluindo forros, barrotes e piso tabuado, foram recuperadas, e as peças da estrutura e da cobertura foram imunizadas com a aplicação de tratamento anticupim. Conforme destaca o engenheiro do Iphan-GO, Laércio Cândido da Rocha, no final de 2009, as vistorias no Colégio evidenciaram o estado de deterioração do prédio.

Histórico

O Colégio Sant'Ana foi fundado em 5 de setembro de 1889, pela Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, na cidade de Goiás, antiga capital do Estado, a pedido do bispo Dom Cláudio Ponce de Leão, com a incumbência de ser uma escola para meninas.

Com 122 anos recém-completados, o Colégio Sant’Ana é considerado a segunda casa de missão no Brasil, e se mantém até hoje em atividade ininterrupta. Além disso, encontra-se no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do Largo do Chafariz, tombado pelo Iphan.

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica completa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.