Notícias dos Gabinetes
Frente Parlamentar pela Educação no Campo é lançada na Assembleia
O Mandato Popular do deputado Mauro Rubem (PT), em parceria com o deputado federal Padre João (PT/MG), realizou na última segunda-feira,3,, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, ato de Lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo, em Goiás. Na ocasião, o filme de Silvio Tendler “O Veneno está na mesa” foi exibido em reforço à Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida – tema de outra atividade realizada pelos petistas esta manhã.
Segundo Mauro Rubem, o evento representa uma grande ação política já que vários parlamentares de todo o Brasil estão unidos “para garantir o direito humano básico das pessoas que fizeram a opção de alimentar quem vive na cidade”. Ainda de acordo com o parlamentar, não é possível produzir alimentos saudáveis sem investir no campo. “No primeiro semestre realizamos um seminário que terminou com vários desafios para garantir a igualdade de condições no campo e na cidade. Continuamos firmes no ideal de encontrar caminhos para promovermos uma melhoria significativa para nossas crianças”, salienta.
Os números mostram que a visão de Mauro Rubem condiz com a realidade. De acordo com dados apresentados pelo Padre João, quase 25 mil estabelecimentos de ensino médio, sendo 23 mil escolas municipais, foram fechados nos últimos anos. Quanto ao número de matrículas no meio rural, o número de crianças matriculadas caiu de 7.916.365 para 6.680.375. Presidente e autor do requerimento que criou a Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo, o deputado Padre João deu início a sua fala destacando a importância dos movimentos sociais para avançar na garantia de uma educação de qualidade no campo. “Se tem uma forma de combatermos a pobreza é dar acesso à terra. Onde não chega educação, existe exploração. Para mim, esta é a política pública mais importante que temos”, afirma.
O superintendente do Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) SR-04, Jorge Tadeu Jatobá, também participou da atividade e considerou de extrema importância a iniciativa. “A Frente Parlamentar é importantíssima porque repercute a causa no âmbito do parlamento. O INCRA tem feito um grande esforço nessa área principalmente com o PRONERA. Mesmo com as dificuldades, estamos avançando”, salienta.
Também compuseram a mesa do lançamento, o representante do Comitê de Educação no Campo do Estado de Goiás e coordenador da Pastoral da Terra, Adilson Alves; Maria Bernadete Barbosa, representando o Secretário Estadual de Educação, Thiago Peixoto (PMDB); Claúdio Marques, representando a deputada federal Marina Sant’Anna (PT-GO); Edilson Coelho de Almeida, representando a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e a professora Geisa Mozzer, coordenadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
A Frente
Com a meta de estabelecer um Grupo de Trabalho Estadual por unidade federativa e nomear ao menos um parlamentar para coordená-la no Estado, a Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo foi criada no dia 13 de julho deste ano e conta, atualmente, com a adesão de 214 parlamentares, sendo 198 deputados federais e 16 senadores. Apenas os estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia deram início a mobilização sobre os trabalhos realizados pela Frente que objetiva aperfeiçoar as políticas públicas pertinentes à educação no campo e aprimorar as legislações federais relativas ao tema. A deputada Marina Sant´Anna é a coordenadora geral da Frente na região centro-oeste e a partir de agora o deputado Mauro Rubem irá auxiliá-la no processo.