Notícias dos Gabinetes
Fazenda em Itapuranga comprova que produção agroecológica é viável
Com o intuito de conhecer e comprovar que é possível produzir alimentos saudáveis, respeitar o meio ambiente e ainda gerar renda, uma comissão formada pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT), deputado federal Padre João (PT-MG), membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Movimento Brasileiro de Trabalhadores Rurais (MBTR), visitou a fazenda Pequi do Campo, no município de Itapuranga.
A fazenda cultiva inúmeros alimentos, cria alguns animais e, além disso, produz sementes. Toda a produção é totalmente livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos. A agricultora Natalina Batista afirmou que não gosta de usar os aditivos industrializados, pois não tem informações sobre a sua utilização e também conhece pessoas que já sofreram com intoxicações por estas substâncias.
De acordo com os pequenos agricultores, a região do Vale do São Patrício está sendo tomada pela cultura da cana-de-açúcar, mas o movimento camponês é resistente porque luta pela preservação ambiental e respeita a vida. A fazenda, com 7,2 hectares, garante o sustento direto de 6 famílias e comercializa produtos para a prefeitura da cidade, que alimenta as crianças nas escolas.
Os movimentos sociais e os pequenos agricultores afirmam que não há políticas públicas voltadas para os camponeses e afirmam que precisam massificar esta experiência, levando a outros assentamentos e a outros produtores rurais familiares. Na ocasião, aproveitaram a presença dos parlamentares e pediram ajuda para conquistarem mais espaço para formação no campo, pois apenas com a ajuda do MCP é que estão conseguindo recuperar nascentes, realizar pesquisas e produzir biofertilizantes e sementes.
Segundo Dona Natalina, às vezes nem eles mesmos sabem das dificuldades que enfrentam porque já se acostumaram com aquela rotina e que, “se pudesse criar uma lei, eu diria para que todos os políticos, desde os vereadores até o presidente, vivessem um dia no campo, como o que vocês estão fazendo, para perceberem as nossas necessidades e nos ajudarem”.
O deputado Padre João aproveitou o momento e declarou que aquela visita foi muito produtiva e realmente comprova a viabilidade da produção agroecológica e da preservação ambiental e afirmou que aquela visita irá contribuir com a Subcomissão Especial sobre o uso de Agrotóxicos da Câmara dos Deputados.
Mauro Rubem declarou que a experiência foi muito especial e agradeceu o trabalho que tem realizado, pois “somente com iniciativas como estas é que poderemos garantir saúde à sociedade, mas é preciso que as políticas públicas estejam voltadas para a produção de alimentos saudáveis e nós vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para que isso aconteça”.