Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai à Secretaria em busca de soluções para os CASE’s
Na manhã da última quarta-feira, 26, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia, deputado Mauro Rubem (PT) foi à Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho (SECT) para discutir com o secretário Henrique Arantes a necessidade de prorrogação do prazo de validade do concurso realizado em 2009, bem como definir a convocação dos aprovados, além de tratar da construção de novas unidades de Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE).
De acordo com o secretário, não há como convocar os aprovados enquanto não houver unidades prontas para o trabalho no interior do Estado “e ainda temos que aparelhar os demais CASE’s, que já precisam de manutenção”. Henrique Arantes disse que há tempos que ele tem articulado com o governador para que consiga recursos para investir nos CASE’s em todo o Estado de Goiás. O deputado Mauro Rubem alegou que então é preciso brigar por recursos, não apenas estaduais, mas também recursos federais, para que Goiás possa atender à demanda com dignidade.
Os problemas enfrentados pelos servidores dos CASE’s foram relatados por Henrique Arantes que declarou que eles fazem o papel de “carcereiro de adolescente” e muitos não suportam a pressão. O secretário ainda afirmou que encontra muitas dificuldades em cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que muitos prefeitos têm interesse em colaborar com a recuperação dos jovens infratores, “mas é complicado, porque eles não têm conhecimento das normas a serem seguidas e acabam desperdiçando com a construção de obras que não poderão ser utilizadas”, ressaltou.
O deputado Mauro Rubem disse que a realização de parcerias com as prefeituras municipais é um bom caminho e completou, “se a unidade funcionar bem poderá atender até a outros municípios”. Além dessas demandas, o parlamentar tratou de assuntos ligados a denúncias recebidas pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa e que poderão ser solucionadas na SECT. O secretário finalizou declarando que as providências cabíveis serão tomadas.