Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Comitê Goiano da Verdade realiza marcha em memória dos desaparecidos políticos

08 de Novembro de 2011 às 10:15

O Comitê Goiano da Verdade realizou na manhã da última terça-feira, 8, uma Marcha em Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos Vítimas da Ditadura Militar em Goiás e no Brasil. O deputado Mauro Rubem (PT) participou e manifestou seu apoio na luta pela aprovação da Comissão Nacional da Verdade para que a história do Brasil possa ser contada verdadeiramente e que todos os cidadãos que lutaram pela democracia sejam reconhecidos e tenham sua memória preservada.

Os participantes da marcha carregaram 15 cruzes brancas com os nomes dos 15 goianos mortos e desaparecidos e foi iniciada na Praça do Bandeirante seguiu pela Avenida Goiás, passou pela Praça Cívica, a fim de chamar atenção do Governo Estadual e foi até o Monumento aos Mortos e Desaparecidos, em frente ao Bosque dos Buritis. As entidades que lutam pela garantia dos direitos humanos no Estado estiveram presentes para buscar esclarecimentos sobre os casos e posicionarem as famílias. A marcha também teve o objetivo de manifestar a necessidade de sancionar o Projeto que a cria a Comissão Nacional da Verdade. O PL já foi aprovado no Congresso Nacional e atualmente aguarda a sanção presidencial. (Leia o manifesto aqui)

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH) da Assembleia Legislativa, “precisamos passar a limpo a ditadura militar, mas precisamos preservar as pessoas hoje também, pois atualmente há muitos desaparecimentos após abordagem policial. Em Goiás temos mais de 40”, ressaltou Mauro Rubem. O parlamentar também declarou que os deputados do Partido dos Trabalhadores querem a presença do Governo Federal avance na luta por Direitos Humanos.

A marcha contou com a presença de diversas entidades defensoras de direitos humanos como a CDH, da Assembleia Legislativa; Associação dos Anistiados, pela Cidadania e Direitos Humanos do Estado de Goiás (ANIGO); Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia; Associação Brasileira dos Advogados do Povo (ABRAPO); Casa da Juventude Padre Burnier (CAJU); Central Única dos Trabalhadores (CUT/GO); Conselho Estadual de Mulheres; Fórum Goiano de Mulheres; Sociedade do Samba Sebastião Saraiva Magalhães (SOSSAM); Instituto Brasil Central; Programa de Direitos Humanos da UFG e da PUC Goiás; Comissão de Mortos e Desaparecidos na Guerrilha do Araguaia; Pró-Central de Movimentos Populares de Goiás; COOPDM (habitação popular); Mix Comunicação e Associação de Moradores do Setor Faiçalville; e o Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Goiânia, Luiz Carlos Orro.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.