Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
FIEG encampa luta pela criação da AVISA em Goiás

18 de Maio de 2010 às 16:25

Acatando sugestão do deputado Ozair José (PP), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG encampa a luta de uma série de entidades de classe a favor da instituição do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária e Ambiental de Goiás – SEVISA/GO com a criação da Agência de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado de Goiás – AVISA/GO.

 

O anteprojeto do deputado foi encaminhado ao Governador Alcides Rodrigues em 2008. Nesta ocasião, foi identificada proposta similar encaminhada pela Secretaria da Saúde, analisada de forma conjunta à encaminhada pela Assembléia Legislativa. Consultada, a Secretaria da Saúde manifestou sua concordância com a criação da AVISA quanto ao projeto do deputado Ozair.

 

A justificativa da Secretaria da Saúde foi “pela necessidade da criação de um serviço de vigilância sanitária com as condições técnicas, legais e administrativas necessárias, a fim de possibilitar um controle mais eficiente sobre os produtos e serviços relacionados diretamente à saúde”.

Após manifestação favorável da Procuradoria, inclusive com sugestões, foi solicitada a opinião da Secretaria da Fazenda – Sefaz, que se manifestou contrária, alegando “ônus adicionais ao erário, sem garantia de melhoria da relação custo/benefício".

A FIEG e demais entidades de classe favoráveis ao anteprojeto de Ozair decidiram encampar a luta pela sensibilização do Governo, para que envie ao Legislativo mensagem pela instituição da SEVISA/GO e criação da AVISA/GO. “Todos os esforços devem ter como foco demonstrar a auto-suficiência da Agência e o ganho técnico a ser alcançado, proporcionando um diferencial para Goiás”, ressalta a FIEG em documento encaminhado às demais entidades.

 

Ozair, por sua vez, destaca que a Agência já existe nos estados da Paraíba, Amazonas, Rondônia, Pernambuco e está em andamento no Distrito Federal. Ressalta ainda que a medida vai beneficiar dezenas de estabelecimentos que dependem da abertura e renovação da licença sanitária, como casas de saúde em geral, indústrias e distribuidoras de produtos farmacêuticos, comércio de artigos médico, hospitalar, odontológico, além de óticas, drogarias, setor de alimentação, hotelaria em geral, funerária, salão de beleza, borracharia, ferro velho, etc.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.