Notícias dos Gabinetes
Oposição consegue audiência pública para discutir acordo da Celg com a Eletrobrás
A pedido da bancada de oposição da Assembleia Legislativa, será realizada, no próximo dia 7, uma audiência pública com os deputados e o presidente da Celg, o vice-governador José Eliton, para discutir o projeto que prevê o acordo entre a Celg e a Eletrobrás. A proposta foi feita pelo líder do PT na Casa, deputado Luis Cesar Bueno, durante reunião de todos os parlamentares com o presidente da Assembleia, deputado Jardel Sebba (PSDB).
Na opinião do petista, é necessário saber o impacto financeiro do ICMS que não foi repassado aos municípios até hoje e quando o mesmo será repassado. O deputado também questionou como será composta a gestão da Celg, sendo que, com o acordo, a distribuidora de energia ficará sob o comando da Eletrobrás e o Estado será sócio minoritário. “Para não ser mais um projeto aprovado às escuras, queremos que o presidente da Celg venha até a Assembleia e esclareça como será esse acordo”, disse.
O parlamentar também questionou a necessidade de discutir, antes de aprovar, questões como o impacto financeiro da proposta e a carência de 24 meses, prevista no contrato. “O Governo só vai pagar o empréstimo no último ano de mandato. Isso precisa ser discutido”, finalizou.
A previsão do Governo era de aprovar esse projeto e fechar o acordo com o Governo Federal até o final desta semana. A previsão de empréstimo é de R$ 3,5 bilhões para a Celg.