Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Álvaro Guimarães homenageia mulheres de Itumbiara

16 de Março de 2012 às 17:21

Dezenas de mulheres foram homenageadas na última
sexta-feira, 9, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi proposto pela bancada feminina, formada pelas deputadas estaduais Isaura Lemos (PCdoB) e Sônia Chaves (PSDB). Como acontece anualmente, na oportunidade, foi feita a entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.

Por indicação do segundo-secretário do Parlamento goiano,
Álvaro Guimarães (PR), foram agraciadas a escrevente judiciária Tereza Alzira Rocha e a presidente da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), Sheila Paiva de Andrade.

Em entrevista à Rádio Difusora de Itumbiara, o deputado ressaltou que a homenagem é extensiva a todas as mulheres goianas. “Muitas são
as merecedoras dessa honraria, mas só podíamos indicar duas homenageadas. Tenho certeza de que a escolha foi acertada e que ambas representam dignamente as demais mulheres de nosso Estado”, declarou.

A sessão foi presidida pelo deputado Valcenôr Braz (PTB). Entre as autoridades que compuseram a mesa, estavam o vice-governador
José Eliton (DEM); a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo; o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); e o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Rogério Arédio Ferreira, que é esposo de Tereza Alzira.

Em seu discurso, Isaura Lemos falou sobre os acontecimentos que levaram 8 de março a ser escolhido como Dia Internacional da
Mulher. Ela também citou conquistas históricas ocorridas até aqui e relacionou problemas que ainda existem como, por exemplo, a discriminação no campo profissional. A parlamentar defendeu também a participação da mulher na política como parte essencial da construção democrática. Sônia Chaves, por sua vez, reafirmou o
desejo de dar um basta à discriminação, à violência e às desigualdades que ainda afetam as mulheres na busca de suas conquistas. A professora universitária Edsaura Maria Pereira discursou em nome das homenageadas.

As homenageadas 

Tereza Alzira Rocha é natural de Itumbiara. Sua formação educacional deu-se em colégios religiosos, como o
Arquidiocesano de Itumbiara, Internato Sagrado Coração de Jesus, em Araguari (MG), e Colégio Santo Agostinho, em Goiânia.

Foi nomeada escrevente judiciária em novembro de 1974, e apostilada tabeliã em abril de 1984. Casada com o desembargador Rogério Arédio Ferreira, que recentemente foi empossado vice-presidente do TJ-GO, Tereza Alzira é, atualmente, presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais.

Mineira de Itabira, Sheila Paiva de Andrade é formada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas – Núcleo da PUC-MG. Casada com o itumbiarense Eduardo Pereira de Andrade, deixou inúmeras contribuições ao município, com destaque para as áreas de Educação e Cultura.

Fundou, em 1987, a Cooperativa de Ensino de Itumbiara, primeira instituição da modalidade no Brasil. Foi membro do grupo fundador da Sociedade de Amigos da Cultura de Itumbiara (Saci) e também da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (Aila), instituição da qual é presidente. Atualmente, Sheila Paiva de Andrade é, ainda, diretora de Capacitação da Fundação Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água – Unesco/Hidroex, com abrangência no Brasil e demais países da América Latina, África Portuguesa e Timor Leste.

Berenice Artiaga 

Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil, em 1950. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás depois que o PSD lançou sua candidatura no lugar do marido, Getulino Artiaga, assassinado durante um comício 20 dias antes das eleições. Na época, a política em Goiás dividia-se entre PSD e UDN, tendo de um lado os Ludovico e de outro os Caiado.

O militar e político Getulino Artiaga, ligado a Pedro Ludovico, disputava a reeleição como deputado estadual pelo PSD, quando foi
morto. Eleita em seu lugar, Berenice Artiaga reelegeu-se deputada em 1954, fez parte da Mesa Diretora como primeira-secretária, e permaneceu na Assembleia Legislativa até 1958. Atualmente, ainda vive, mas já debilitada em função da idade, e empresta o nome à comenda concedida pelo Parlamento Goiano às mulheres que se destacam no Estado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.