Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
1° Simpósio Goiano de Piscicultura

08 de Maio de 2012 às 17:44

O deputado estadual Karlos Cabral (PT) abriu o 1° Simpósio Goiano de Piscicultura, que aconteceu nessa terça-feira ,8, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento contou com os palestrantes Luiz Henrique Vilaça, representante do Ministério da Pesca, e Fábio Rosa Sussel da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Luiz Henrique Vilaça abordou questões legais para a construção de reservatórios, visando uma regulamentação e fiscalização para que não haja punição. “É importante criar uma regulamentação para orientar os aquicultores, ou seja, agir preventivamente e não por meio de punição, evitando assim que os trabalhadores passem para um mercado informal” apontou. Luiz Henrique ressaltou também a viabilização das leis e a educação ambiental.

Já Fábio Rosa Sussel comentou sobre a exploração da pesca no país e do mundo. Segundo ele, a produção interna não é suficiente para alimentar o mercado. Fábio levantou questões de exploração de várias espécies que já estão em baixa, sobrando como alternativa a criação através da aquicultura.

O evento foi realizado em parceria com o Ministério da Aquicultura e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. O deputado estadual Karlos Cabral ressaltou a importância da participação da população, já que ela é a beneficiária direta desse Simpósio. “Nosso objetivo é garantir a implementação desta atividade e para elaborar o texto do projeto nada melhor que debatê-lo e  trocar experiências através do Simpósio” afirmou o deputado.

 Audiência Pública

Aconteceu também nesta terça-feira, 8, no período vespertino, uma audiência pública para a apresentação e análise da situação das atividades aquícolas no Estado de Goiás.  Durante o debate foram analisados todos os capítulos do texto com o intuito de aprimorá-lo. Checagem de leis, resumo de texto e complementação nos artigos foram algumas das sugestões levantadas pelos participantes.

O gerente de Aquicultura e Pesca da Seagro, Rômulo Rodrigues, revelou que o Estado de Goiás está defasado no quesito pescado. “Temos que nos esforçar para pelo menos abastecer o mercado local, isso já seria um grande avanço”. Afirmou.

Segundo o deputado estadual Karlos Cabral, a participação de todos foi muito importante para o andamento do projeto que tem como objetivo a normatização da atividade aquícola em Goiás, que apesar de ser praticada no Estado, não é muito reconhecida. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.