Notícias dos Gabinetes
Cilene Guimarães quer o uso de viodeoconferências pela Justiça
O projeto, segundo Cilene Guimarães, visa agilizar os trabalhos do judiciário, permitindo que o preso seja interrogado sem deixar as dependências da cadeia ou presídio, com imagens e áudios em tempo real, ganhando se tempo com a tramitação do processo e gerando maior segurança, evitando assim, o seu deslocamento. Como se sabe, já ocorreram vários problemas quando do deslocamento de detentos para audiências, com tentativas de fugas e resgates, provocando até mortes.
Com a utilização da videoconferência o preso será interrogado sem sair do presídio, em salas especialmente destinadas para esse fim, liberando os agentes para outros trabalhos.
Argumenta Cilene Guimarães que esse método é uma tendência mundial, uma vez que todos os países estão se modernizando e o Brasil não pode deixar de acompanhar essa evolução.
Vale lembrar que a videoconferência, com essa finalidade, já é utilizada em países como os Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Argentina e Portugal e em Estados brasileiros como o Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo e no Distrito Federal com excelentes resultados.