Notícias dos Gabinetes
Romilton Moraes fala sobre o procurador Paulo Prata
Senhoras e Senhores,
A Assembléia Legislativa tem a honra e a satisfação de conceder nesta noite o título de Cidadão Goiano a um homem de múltiplas qualidades, tanto pessoais quanto profissionais, um homem que é digno da nossa admiração: o Procurador de Justiça Paulo Sérgio Prata Rezende – um ilustre membro do Ministério Público que, mesmo tendo nascido em Minas Gerais, na pequena Campina Verde, há muito traz o sentimento goiano no coração.
Essa homenagem tão justa que hoje prestamos a este destacado membro do Ministério Público de Goiás somente formaliza uma realidade. De agora em diante, Paulo Sérgio Prata Rezende, que já é cidadão goiano de fato, passa também a ser por direito, incorporando-se à nossa paisagem humana com sua privilegiada inteligência e enorme capacidade de trabalho.Titular da 21º Primeira Procuradoria de Justiça, o procurador Paulo Prata, dedicado filho de Anaby Rezende e de dona Maria de Lourdes, construiu uma carreira sólida e brilhante no Ministério Público, sempre se pautando pela ética, pelo respeito absoluto à Lei e, sobretudo, pelo inabalável compromisso de construir uma sociedade mais justa, desenvolvida e igual em oportunidade para todos.
Não foi por acaso, portanto, que Paulo Prata galgou uma das mais importantes funções do Ministério Público Brasileiro, ao atuar de forma marcante, entre os anos de 2005 e 2007, como titular do Conselho Nacional do Ministério Público. O órgão é composto por 14 membros e tem por objetivo controlar a atuação administrativa e financeira de todo o Ministério Público, zelando pelo cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. Sempre sério, responsável e firme em suas posições, Paulo Prata ocupou com brilhantismo essa espinhosa função. Observou a boa conduta de seus pares e se desdobrou para que a imagem do Ministério Público permanecesse livre de manchas. Ao fim do mandato, deixou registrada no alto escalão do Ministério Público do Brasil uma legenda de competência e dedicação à causa pública, merecendo o unânime reconhecimento de seus pares.
Ao exaltar o trabalho e a trajetória profissional de Paulo Prata, aproveito a oportunidade para elogiar a atuação de todo o Ministério Público, que tem sido catalisador de mudanças no Brasil. A homenagem desta noite também é extensiva ao conjunto de promotores e procuradores de Justiça, cuja labuta em defesa das liberdades democráticas - e, portanto, do Estado de Direito – é hoje um dos sustentáculos do país moderno e desenvolvido que estamos construindo.Sabemos que não se transforma uma sociedade da noite para o dia.
Sabemos que é impossível banir a permissividade, a impunidade, os abusos como em um passe de mágica. Mas, embora tenhamos consciência de que as grandes mudanças vão precisar de tempo para se consolidar, embora tenhamos consciência de que só serão sentidas em sua plenitude pelas próximas gerações, já podemos perceber que a mentalidade do brasileiro está mudando. O Brasil está sendo passado a limpo. Está cultivando valores republicanos, está deixando aos poucos de ser a terra do compadrio, do desrespeito às leis, do jeitinho. E o Ministério Público tem um papel de destaque nesse processo. Agradeço ao Ministério Público por abraçar com tanta paixão a causa de um Brasil melhor.
Agradeço a Paulo Prata, por exercer com tanta determinação o seu trabalho, sempre em defesa dos mais altos interesses da nossa gente. Resaltando o profissional correto e diligente, quero salientar a criatura humana, o cidadão cumpridor de seus deveres que é Paulo Prata, o filho amoroso, o amigo presente de todas as horas, o companheiro leal sempre pronto a servir, enfim, o homem sensível, honesto e trabalhador que é exemplo para todos nós. Não me canso de afirmar que o maior bem de um país, de um Estado, é o seu patrimônio humano. É esse patrimônio, mais que as conquistas econômicas, que distingue os povos e os diferencia no julgamento da História.
O Estado de Goiás, posso dizer com a mais profunda convicção, sente orgulho de estender os abraços e acolher como filho o procurador Paulo Prata, este membro do Ministério Público que fez do Direito um compromisso inarredável de garantir a Lei e assegurar a paz social. Com sua biografia irretocável, Paulo Prata agrega brilho e qualidade à maior riqueza dos goianos, que é o nosso patrimônio humano. Ao concluir, gostaria de agradecer as presenças das autoridades convidadas, dos senhores deputados e deputadas, dos familiares e amigos do nosso homenageado, da imprensa, desejando que Paulo Prata continue servindo a Goiás e à nossa gente com o zelo e a dedicação de sempre.
Procurador Paulo Sérgio Prata Rezende, meu amigo e meu irmão de fé: quem ousa, vence. Como uma árvore que se agiganta longe do cantão em que nasceu, você é um homem vitorioso. Continue semeando o bem e a concórdia, para colher, como tem colhido, bons frutos na sua carreira profissional, sempre levando Goiás e a nossa gente no coração. Em nome dos 41 deputados que compõem o Parlamento goiano, tenho a honra e o orgulho de declará-lo Cidadão Goiano. O seu trabalho engrandece o nosso Estado. Por isso, nós o recebemos de braços abertos.Agradeço, a presença de todos nesta noite, os senhores deputados e senhoras deputadas, os nossos convidados, a imprensa, os servidores e servidoras deste Poder.Muito obrigado.