Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Omissão do Estado na queda da arrecadação preocupa Thiago Peixoto

05 de Fevereiro de 2009 às 23:14
ACESSE: WWW.THIAGOPEIXOTO.COM.BR e WWW.THIAGOPEIXOTOPMDB.BLOGSPOT.COM

Reportagem recente do jornal O Popular mostrou que há redução no ritmo de crescimento da receita estadual. A culpa seria da crise financeira mundial. Mas para o deputado Thiago Peixoto (PMDB), também economista, a situação é ainda mais grave: o governo do Estado aparenta não saber – pelo menos não deu nenhum tipo de sinalização contrária – o que fazer para brecar esta diminuição na arrecadação. 

Fazendo jus ao discurso de oposição pró-ativa que encampou desde o início do mandato – "não basta criticar, tem que propor soluções", diz ele -, Thiago afirma que o Executivo goiano errou ao cortar parte de incentivos fiscais antes concedidas a determinados segmentos de empresas no Estado. Para o parlamentar, isso fez com que estas mesmas empresas perdessem competitividade. "Elas passaram a vender menos e a arrecadação caiu", disse o peemedebista em matéria publicada pelo jornal O Popular do dia 30 de janeiro de 2009.

Segundo Thiago, as soluções para o problema passam pela redução da quantidade de impostos para que a competitividade em alguns setores comerciais e industriais seja restabelecida. Ele ainda defende a redução drástica nos gastos de manutenção da máquina pública e a elaboração de um pacote de investimentos por parte do governo do Estado. 

Por fim, o deputado não vê nenhum nexo na perspectiva da Secretaria da Fazenda em incrementar a receita tributária em 10% em 2009. Pra ele, há uma contradição: "Ora, se há esta possibilidade, por que o governo reduziu o orçamento de 2009 em R$ 1,1 bilhão para ficar o mesmo valor do orçamento de 2008", questionou Thiago na mesma matéria.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.