Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cilene Guimarães sugere educação sexual nas escolas públicas estaduais

02 de Dezembro de 2008 às 15:27
A cada dia que passa os jovens iniciam na vida sexual mais cedo, segundo dados de pesquisas feitas em escolas em todo o país. Na maioria das vezes eles não têm informações necessárias sobre sexo que, a princípio, deveriam ser repassadas pela própria família. Muitas das vezes isso não acontece. Em certos casos, na fase pré-adolescente, os jovens ainda nem estão biologicamente formados para tal atividade. Com isso cresce os índices de adolescentes, e até criança, gestantes e de doenças sexualmente transmissíveis

Após analisar detalhadamente o problema a deputada Cilene Guimarães, do PR, concluiu que são necessárias adoções de medidas por parte de todos os segmentos da sociedade. Como parlamentar, e dando sua contribuição para minimizar o problema, a deputada está propondo, através de Projeto de Lei apresentado na Assembléia Legislativa, que seja obrigatória na grade escolar para alunos do curso primário ao fundamental nas escolas públicas estaduais de uma matéria didática sobre sexo. Nesse caso os alunos deverão ter pelo menos uma aula por semana.

No Brasil não existem muitas pesquisas e dados sobre o assunto. Entretanto, pesquisa feita nos EUA e recentemente divulgada pelo Centers for Disease Control and Prevention constatou que programas de educação sexual ajudam a desestimular muitos adolescentes a se tornarem sexualmente ativos antes dos 15 anos de idade. Outra constatação: programas formais – tais como os apresentados em escolas e grupos de igreja - parecem  retardar o início da vida sexual.

Recentemente a deputada Cilene Guimarães esteve participando de uma reunião da União Nacional dos Legislativos Estaduais, em Brasília, quando o assunto foi abordado por deputadas de vários Estados brasileiros. As parlamentares pretendem, inclusive, colocar o tema como prioridade nas discussões da Secretaria Feminina Parlamentar da UNALE.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.