Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Thiago que combate violência nas escolas é aprovado pela CCJ

01 de Março de 2010 às 16:10
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br

O projeto de lei do deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) sobre o "bullying (humilhação, agressão, ofensa) escolar", foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. O objetivo da proposta é combater a violência psicológica e física nas escolas estaduais e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de Goiás.

De acordo com o projeto, as escolas deverão incluir métodos pedagógicos de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao "bullying", respeitando as medidas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. As ações serão desenvolvidas com palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores.


O parlamentar alerta: “Nesse momento, vários casos de violência podem estar acontecendo em alguma instituição de ensino. O poder público não pode ficar de braços cruzados diante de uma prática que fere a Educação, a saúde física e psicológica de nossos estudantes”.


Para Thiago, outro ponto fundamental é inserir a família no processo. Segundo o peemedebista, ela tem a obrigação de identificar e denunciar a prática. “Diversos especialistas da área educacional já demonstraram a necessidade de abordar o tema com discussões envolvendo não apenas os discentes e docentes, mas a sociedade como um todo, principalmente a família”, explicou o peemedebista.

A prática


O
bullying” é uma prática de atos violentos, intencional e repetitiva, exercida por um indivíduo ou grupos, contra uma ou mais pessoas. Pode levar a criança ou o adolescente a desenvolver problemas muito sérios. As seqüelas podem ser desde simples deficiências na aprendizagem ou graves transtornos psicológicos. Nos casos mais extremos leva   a vítima  a cometer suicídio ou assassinatos nas escolas. “Alguns dizem que é só uma 'brincadeirinha de mau gosto', mas na verdade é uma atitude maldosa que precisa ser combatida”, afirmou Thiago.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.