Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral promove sessão em homenagem a deputados cassados pela Ditadura

27 de Março de 2013 às 16:00
Proposta de Karlos Cabral, sessão especial na 2ª-feira, 1º de abril, vai homenagear deputados estaduais cassados na Ditadura Militar.

O deputado Karlos Cabral (PT) e a Associação dos Anistiados Políticos do Estado de Goiás (Anigo) vão realizar na próxima segunda-feira, 1º de abril, às 20 horas, sessão especial de diplomação simbólica dos deputados estaduais goianos cassados durante a Ditadura Militar.

A sessão será no
o Plenário Getulino Artiaga, da Assembleia Legislativa. Também serão homenageados o governador, os senadores e os deputados federais que foram cassados no mesmo período, em Goiás.


Foram convidados para a sessão solene, além das autoridades civis, religiosas e militares do Estado, os deputados estaduais, federais, senadores, e o ex-governador Mauro Borges, cassados na Ditadura Militar, e os familiares dos políticos que já são falecidos, para receberem as homenagens. O cantor e compositor ativista Itamar Correia deve se apresentar.

Em Goiás, foram cassados durante a ditadura, os deputados estaduais Walteno Cunha Barbosa (PSD), José Porfírio de Souza (PSB), Eurico Barbosa dos Santos (MDB), Olímpio Jayme (MDB), Francisco Maranhão Japiassu (MDB), Manoel da Silva Brandão 
(MDB), Heli Mesquita (Arena), Cristóvão do Espírito Santo (PTB), Joaquim Olinto de Jesus (PSP) e Sebastião Arantes (PSD).

A homenagem e o resgate da dignidade dos mandatos dos deputados cassados pela ditadura encerram uma dimensão educativa para a cidadania, na medida em que evidencia o vínculo do mandato parlamentar com o cerne da democracia: a representação popular.


Anular sem o devido processo um mandato conferido pelo voto é um ato de suprema violência contra as liberdades democráticas. Para Karlos Cabral, a sessão solene tenta reparar uma dívida do Estado com os parlamentares cassados. “É um momento de fazer memória, recordar os tempos de repressão que vivemos no Brasil e em Goiás, e devolver simbolicamente os mandatos dos deputados goianos.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.