Notícias dos Gabinetes
Mudanças climáticas: Thiago Peixoto pede engajamento da população
“O Brasil é o quarto maior emissor de Gases de Efeito Estufa (GEE) do mundo e 75% das emissões são provenientes do desmatamento”. Com este dado alarmante, a coordenadora da Rede Amigos da Amazônia, Malu Villela, deu início à programação vespertina do seminário sobre mudanças climáticas organizado pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB).
Malu relatou que cerca de oito milhões de árvores são extraídas ilegalmente todos os anos da Floresta Amazônica e que tal fato colabora para o agravamento do temido aquecimento global. Isso porque a massa vegetal da Amazônia libera anualmente toneladas de água para a atmosfera, via evapotranspiração, contribuindo para a estabilidade climática do planeta.
Em seguida, foi a vez do diretor da ONG SOS Mata Altântica, Mário Mantovani, discorrer sobre legislação ambiental. Ele iniciou sua palestra perguntando à platéia repleta de estudantes: “Afinal, o que é mitigação?”. Emendou explicando: “Mitigação é tudo aquilo que eu e você podemos fazer para reduzir impactos ambientais negativos em nosso bairro, cidade e Estado”.
Com seu estilo descontraído, Mantovani provocou riso e reflexão nos participantes. Ele destacou que em tudo o que fazemos podemos incluir a preservação do meio-ambiente. “Se você gosta de música, faça como o Lenine e o Bono Vox que utilizam seu som para conscientizar as pessoas sobre as causas ambientais”, destacou.
Ao final da tarde, iniciou-se o debate com a participação de vários jovens que destinaram perguntas aos palestrantes. Thiago Peixoto encerrou o seminário desejando que o tema meio-ambiente seja motivo para outros encontros. “Essa discussão está só começando. Precisamos encontrar soluções locais para ajudar a frear o aquecimento global”, afirmou o parlamentar.