Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Para Thiago, aquecimento global é real e bastante próximo

07 de Abril de 2010 às 23:22
Acesse: www.twitter.com/thiagopeixoto

Durante a primeira rodada de palestras do seminário “Mudanças climáticas: ações para mitigação”, realizado nesta quarta-feira, 7, os especialistas foram unânimes ao afirmar que é preciso discutir ações locais para solucionar os problemas ambientais. Organizado pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB), o debate continua no período da tarde no auditório Costa Lima, da Assembleia.

“Depois de ouvir diversos especialistas na conferência do clima da ONU (a COP-15, realizada em Copenhague em dezembro passado), tive a certeza de que a discussão em Goiás de ações e metas que contribuam para a redução o aquecimento global é urgente. A mudança climática é real e muito mais próxima do que se imagina”, justificou Thiago antes do início dos trabalhos.

Palestras

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, abriu o evento com a palestra “Política Municipal de Combate às Mudanças”. Segundo ele, não há nenhum outro problema tão grave quanto o aquecimento global. “A mudança climática é uma questão econômica, social e ambiental que ameaça, inclusive, a sobrevivência humana”, afirmou. 

Já o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Clarismino Junior, apresentou à platéia repleta de universitários os projetos de cunho ambiental que Goiânia realiza, entre eles, a expansão dos parques pela cidade. “Já temos quase uma árvore por habitante. Os goianienses contam com mais de 950.000 árvores e cerca de 94 m² de área arborizada por habitante”, contou.

Para finalizar a primeira parte do seminário, o jornalista do jornal O Popular, Vinicius Sassine, abordou como tema o papel da mídia na criação de hábitos saudáveis. De acordo com ele, o trabalho jornalístico é fundamental no processo de conscientização ambiental. “A imprensa tem a responsabilidade de fiscalizar e denunciar e sua cobertura de meio ambiente deve ser o mais agressiva e investigativa possível”, disse.

Na parte da tarde, quem abrirá o debate será a coordenadora da rede Amigos da Amazônia, ligada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), Malu Vilela, com a palestra “Mudanças climáticas e consumo responsável”. O diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, fechará o evento apontando como a legislação ambiental pode combater as mudanças climáticas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.