Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
No dia da Abolição Marlúcio lembra que ainda há desafios

13 de Maio de 2013 às 13:26

Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil. Para o deputado Marlúcio Pereira (PTB) esta é uma data para comemorar, mas ainda para refletir sobre o trabalho escravo no Brasil. “Mesmo após tantos anos, infelizmente ainda nos deparamos com negros que são submetidos a condições de trabalho degradante e ainda tratados com indiferença no mercado de trabalho”, lamenta o deputado.

Ainda sobre o processo de escravatura no Brasil, o deputado lembra que os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana. “O 13 de maio é um marco histórico legal, representa mais do que a assinatura da princesa Isabel. Representa o grito sufocado dos negros. Mas ainda há muitos desafios, estamos longe do ideal. Pobreza tem cor e não é por acaso”, analisa.

Apesar desta realidade, o deputado conclama aos negros para que acreditem em sim e lutem contras essas diferença.  “Apesar de ainda não termos nos livrados de certas escravidões, precisamos olhar para frente e acreditarmos que é o possível vencer este câncer social, que é o preconceito”, destacou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.