Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cilene Guimarães quer incentivos às micro destilarias

21 de Outubro de 2008 às 14:38
Num momento em que se expande a cultura da cana-de-açúcar em Goiás para a produção do etanol, com o surgimento das usinas de grande porte, com a ameaça da monocultura e com as pressões dos grandes sobre os pequenos proprietários rurais, a deputada Cilene Guimarães, do PR, apresentou na Assembléia Legislativa um Projeto de Lei visando preservar a subsistência dos agricultores de pequeno porte.

Para tanto, sugeriu ao Governo Estadual para que crie a Política Estadual de Incentivo às Micro Destilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da cana-de-açúcar. As empresas deverão ser instaladas em regiões com potencial de produção de cana-de-açúcar, nas pequenas e médias propriedades, sendo integrantes de uma política de desenvolvimento socioeconômico regional, estando voltadas para a geração de empregos e renda.

Para tanto terão um limite de produção de 10 mil litros de álcool/dia cujo produto poderá ser utilizado para o auto abastecimento das comunidades rurais. Além disso, deverá ser incentivada a produção de outros produtos como a rapadura, o açúcar mascavo e outros.

Cilene Guimarães coloca como condições indispensáveis para essa política, como quesitos básicos para a atuação do Estado, a concessão de crédito rural, a pesquisa agropecuária e tecnológica, a extensão rural e a assistência técnica, a promoção e comercialização dos produtos e o certificado de origem e qualidade dos produtos colocados à comercialização.

A parlamentar afirma que, para o sucesso da execução desse projeto, será de fundamental importância o estímulo e o apoio ao cooperativismo e ao associativismo.
Destaca ainda como fator positivo, o fato de propiciar a esses produtores a chance de continuarem mantendo suas propriedades, ao invés de vendê-las para os grandes proprietários, mudando em seguida para os centros urbanos.

Além do álcool etílico, lembra a deputada Cilene Guimarães, que uma micro destilaria produz a vinhaça utilizada para a fertilização do solo ou produção de biogás; a palha e o bagaço da cana que são utilizados na fabricação de ração para animais ou para a geração de eletricidade; e o melaço utilizado no fabrico da rapadura e do açúcar mascavo.

Com a adoção dessa medida colocará o Brasil em condições de igualdade com outros países que já adotam esse sistema, como por exemplo, os Estados unidos.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.