Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Alunos denunciam descaso do Estado com a Educação

05 de Junho de 2013 às 14:31

O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Karlos Cabral tem denunciado constantemente o descaso com que o Governo Estadual tem tratado a educação pública em Goiás. Alunos de vários colégios estaduais tem feito denúncias sobre a precariedade da educação através do hotsite do deputado, Educação é Democracia.

Karlos Cabral apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 04, dois requerimentos à Secretaria de Estado de Educação para que tome providências urgentes para resolver os sérios problemas relatados pelos alunos quanto a má qualidade do ensino.

As últimas denúncias chamam a atenção pela gravidade. Estudantes do Colégio Estadual Baltazar Parreira, da cidade de São Patrício, no Vale do São Patrício, distante de Goiânia a 160 km, relatam as condições precárias do prédio do colégio. Segundo os alunos, a escola vem sendo reformada a passos lentos, as paredes e o teto têm rachaduras e com as chuvas de junho a situação fica ainda pior. "As chuvas estão deixando as salas inundadas e todas sujas. Precisamos de uma reforma geral urgente", reclamou um aluno.

O colégio é a única unidade escolar estadual no município, com turmas desde o 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano ensino médio e atende cerca de 300 anos. A reforma foi iniciada, porém sequer a cobertura, a troca do telhado, foi concluída. "Como estudar em um lugar assim, com os alunos correndo riscos? E infelizmente essa está sendo a nossa realidade. Precisamos de uma providência rápida", cobrou outra estudante do 1º ano.

Já no município de Sanclerlândia, que fica no Oeste goiano, a 130 km da Capital, a queixa dos estudantes do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, é quanto a falta de uma biblioteca bem equipada e de um laboratório para a prática das aulas de química. O colégio atende cerca de 350 alunos no nível médio "A escola tem espaço para construção da biblioteca e do laboratório, basta que as autoridades competentes mandem verbas para a realização desse sonho, que não é tanto um sonho, e sim uma necessidade", explicou um estudante do 3º ano do ensino médio.

"A função da escola pública é de possibilitar o acesso à emancipação humana e transformação social através da transmissão de saberes historicamente sistematizado pela humanidade", disse Karlos Cabral. "A Educação pública é um direito de todos, previsto pela Constituição. Esscolas degradadas e professores desvalorizados refletem um ensino de má qualidade."

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.