Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa de Thiago, Goiás terá seminário sobre mudança climática
Já no caminho de volta de Copenhague, na Dinamarca, o representante goiano na conferência do clima da ONU (COP-15), deputado Thiago Peixoto (PMDB), traz na bagagem a certeza de que não se pode mais adiar a discussão de ações e metas para que Goiás contribua com a redução do aquecimento global, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera. A intenção do parlamentar é realizar um seminário sobre o tema com a presença de especialistas no início da próxima legislatura.
Thiago garante que a preservação do Cerrado será um dos principais tópicos a serem discutidos no encontro. "O fundo do cerrado, que nasce em abril, e também as formas de monitoramento desse bioma com certeza estarão na pauta.", adiantou. Para ele, discutir o aquecimento global é discutir qualidade de vida. "Por isso a necessidade de traduzir as metas em ações locais", avaliou o peemedebista.
No evento, que já tem presença confirmada do governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), serão apresentadas boas ações de cerca de 40 cidades que são referência no mundo na área ambiental. "São ações que passam pela escolha de fontes renováveis de Energia, busca por Transportes Públicos que poluam menos, inserção obrigatória da Educação Ambiental no currículo de todas as escolas e tratamento adequado de lixo e água", explicou o parlamentar.
Na Dinamarca, entre uma palestra e outra, Thiago aproveitou também para visitar escolas de Copenhague e conhecer projetos de Educação Ambiental que na visão do deputado são bastante interessantes. "Já temos até algo parecido em Goiás. Só esse tipo de ensino pode formar futuros cidadãos responsáveis e compromissados com a sustentabilidade", comentou.
Balanço
Da conferência de Copenhague, Thiago destaca como positivo o fato de que muitas soluções para o aquecimento global foram apresentadas. "Vários estudos foram apresentados e há um consenso: é preciso tomar medidas urgentes para amenizar o efeito estufa", disse. Segundo o peemedebista, na Dinamarca a esperança de que um mundo sustentável é possível era contagiante.
De acordo com o parlamentar, faltou vontade política para que se chegasse a um novo protocolo que definisse metas reais de redução de emissão de CO2, o monitoramento delas e formas que garantissem seu cumprimento. "Infelizmente o discurso não virou ação, e interesses econômicos e a falta de líderes com visão global impediram o total sucesso da COP-15", resumiu.
Transparência
Da Dinamarca, Thiago atualizou seu twitter com comentários das principais palestras, como as do governador da Califórnia, Arnold Schwazenegger, e do Nobel da Paz, Al Gore. Além disso, participou ao vivo do programa Papo Cabeça, da rádio Interativa (94,9 FM), levando informações do encontro.
"Já passou da hora de inserir Goiás na discussão sobre o clima e nesse ponto a prefeitura de Goiânia sai à frente que, ao contrário do governo do Estado, mandou representante para a COP-15". Thiago Peixoto se refere ao diretor de gestão ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Thiago Camargo.