Notícias dos Gabinetes
Thiago comemora sanção de lei de sua autoria que visa combate ao bullying
O deputado Thiago Peixoto (PMDB) comemora a sanção do governador Alcides Rodrigues (PP) de lei de sua autoria que visa o combate ao bullying, atos violentos – sejam eles físicos ou psicológicos – cometidos por alunos no ambiente escolar em todos os colégios públicos e particulares goianos. “A nova lei é um grande avanço, pois as escolas tem que estar preparadas para lidar com esse tipo de situação”, declarou Thiago.
A nova norma estabelece que as instituições de ensino adotem métodos pedagógicos específicos para essa questão como forma de conscientizar, prevenir e diagnosticar a violência física e psicológica entre estudantes que tem se tornado cada vez mais comum no Estado. “A realização periódica de palestras, debates e distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e funcionários das escolas são algumas das formas de prevenir a prática do bullying”, acredita o deputado.
Prazo para adequação
Aprovado no último dia 16, o texto de autoria de Thiago foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, 21. Agora, as escolas terão um prazo de 180 dias - ou seja, seis meses - para adotarem medidas específicas de combate à violência entre os alunos, que é quando a lei entrará em vigor. “Acredito que já para o ano que vem todas as escolas priorizarão em seus currículos atividades relacionadas à arte, esporte, meio ambiente e cidadania, incorporando, assim, no ensino elementos que valorizam a vida e o bem-estar coletivo”, afirma o parlamentar.
“A maioria pensa que o bullying é só uma brincadeira de mau gosto natural da infância. No entanto, trata-se de uma atitude maldosa que precisa ser combatida por toda a sociedade”, enfatiza Thiago, que informa ainda que a lei foi baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente. O deputado lembra também que essa prática violenta pode trazer seqüelas para a vida toda, como depressão, comportamento agressivo e autodestrutivo, baixa autoestima e dificuldade de aprendizado.
Para Thiago, a nova lei pode, inclusive, ajudar no combate à evasão escolar. Além disso, ele acredita que é de fundamental importância inserir a escola e a família no processo de combate ao bullying. “É dever dos pais e professores identificar e denunciar a prática. Para isso, é preciso ficar atento em qualquer mudança de comportamento da criança e, se notar algum hematoma, investigar sua causa”, aconselha.