Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral comemora investimentos do Governo Federal na agricultura familiar

07 de Junho de 2013 às 11:57

O deputado estadual Karlos Cabral (PT), membro da Comissão da Agricultura, comemorou o anúncio do Governo Federal do investimento de R$ 39 bilhões  para a agricultura familiar, destinados ao conjunto de medidas do governamentais para o setor.

O Plano Safra 2013/2014, lançado nesta quinta-feira (6), aprimora a política para o campo e promove o seu desenvolvimento. O lançamento para a safra 2013/2014 marca os dez anos do Plano para a agricultura familiar.

Na última década, a renda da agricultura familiar cresceu 52%, o que permitiu que mais de 3,7 milhões de pessoas ascendessem para a classe média. O segmento é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do País; 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e por empregar 74% da mão-de-obra no campo.

Anater

Durante o lançamento do Plano Safra para a agricultura familiar, também foi anunciada a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A parceria da agência com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai ampliar o número de famílias produtoras atendidas e qualificar a assistência técnica. “A ideia é fazer algo que nunca aconteceu no Brasil: aproximar a pesquisa agropecuária à extensão rural”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas.

"Nesses dez anos de Governo petista, vários programas para a agricultura familiar foram criados para garantir melhores condições de trabalho e renda para as pessoas que vivem no campo. Esse é mais um alto investimento em um setor que é fundamental para a economia brasileira. Infelizmente em Goiás, a agricultura familiar não é valorizada e muito menos é prioridade", considerou Karlos Cabral.

Plano Safra

O Plano Safra da Agricultura Familiar foi instituído em 2003. Desde então, todos os anos, o MDA lança a edição do Plano com vigência de julho a junho do ano seguinte. O mês de divulgação é estrategicamente escolhido para se adequar ao início do calendário da safra agrícola brasileira.

Desde 2003, o plano reúne um conjunto de políticas públicas que abrangem os serviços de assistência técnica e extensão rural, o crédito, a cobertura de renda no seguro, a garantia de preços, a comercialização e a organização econômica das famílias residentes no campo.

Com informações da Agência de Notícias do Governo Federal

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.