Notícias dos Gabinetes
Marlúcio pretende criar o Passaporte da Liberdade para dependentes químicos
Já está pronto para entrar na pauta da Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria em Goiás o Programa "Passaporte da Liberdade". A informação foi dada pelo autor do projeto, deputado Marlúcio Pereira (PTB), durante a audiência pública: “Drogas Nem Pensar”, promovida pelo parlamentar na última quarta-feira,12. Com a ideia, o Governo de Goiás vai criar um auxílio às famílias que tiverem dependentes químicos em casa e que não tenham condições de custear o tratamento.
O Passaporte da Liberdade vai disponibilizar à família codependente ajuda no valor de R$ 400,00 , para que o dependente químico seja tratado em centros especializados. “Muitas vezes o custeio mensal de um tratamento como este chega a R$ 700,00, e com uma ajuda desta, a família pode complementar com menos da metade”, explica Marlúcio.
A audiência
A audiência pública, que lotou o Auditório Costa Lima da Assembleia Legislatica, contou com a presença expressiva da comunidade como estudantes, dependentes químicos, lideres religiosos e homens do projeto "Lapidando Tesouros", localizado em Aparecida de Goiânia, que atende usuários em tratamento.
O evento também contou com a participação de autoridades e especialistas no assunto. Estiveram presentes: a professora e psicóloga da PUC Ilma Souza Britto, coordenadora do Projeto Escola Sem Drogas; José Gonçalves Póvoa, representando o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Henrique; a presidente do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas, Ivânia Alves Fernandes.
Também participaram dos debates a delegada do DPCA – Goiânia, Renata Vieira; e a delegada do Depoe e do DPCA- de Aparecida de Goiânia, Marcela Cordeiro. “É de suma importância que tratemos de um assunto tão importante como este, afinal quando falamos de drogas, a questão é muito mais complexa do que imaginamos, e o deputado Marlúcio está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a Drª Renata.
Durante a audiência, os participantes puderam conferir vídeos que mostraram o drama de quem luta contra o vicio e o que Poder Público tem feito na luta contra as drogas em Goiás. No hall de entrada da Assembleia também foi possível conferir a exposição de inúmeras formas do uso de entorpecentes e ainda o trabalho de grafitagem dos meninos do HD Responsabilidade e Humildade.
Marlúcio Pereira ressaltou que propôs a audiência pública atendendo ao clamor de várias famílias que sofrem com dependentes químicos dentro de casa. “Convivo com famílias vizinhas onde resido que sofrem demais com esse problema, sobretudo com filhos que fazem uso do crack, droga que tem ceifado vidas de jovens, por isso propomos esse debate na Assembleia. E estou motivado nesse combate, porque colhemos dados importantes para a apresentação de um projeto de lei que representará um marco nessa Casa de Leis nessa difícil batalha contra as drogas”, salientou.
Mas o deputado lembrou a importância da continuidade da luta contra as drogas. “Não vamos descansar só com esta audiência. É preciso que nossa luta contra este mal seja diária e prática. Não adianta ficarmos apenas no discurso”, enfatiza o deputado.