Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar apresenta projetos para garantir mais transparência do Executivo
O deputado Luis Cesar Bueno (PT) apresentou durante as sessões de autoconvocação na Assembleia Legislativa três projetos de lei que visam garantir maior transparência dos recursos aplicados na educação, saúde e renúncias de receitas no Estado de Goiás.
De acordo com o deputado, a sociedade precisa acompanhar os repasses do Poder Executivo e assim fazer sua própria análise tanto da eficiência quanto dos resultados das rubricas orçamentárias destinadas aos serviços de Educação. Se aprovado, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda e da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, fará ao Poder Legislativo apresentação de prestação de contas detalhada dos empenhos orçamentários destinados para a área da educação.
De acordo com o autor da proposta, é grave a falta de investimentos em educação no Estado, e, portanto “necessária à tomada de medidas severas no sentido de sanar grave falha que vem sido cometida ao longo dos anos pelo Governo do Estado de Goiás”, frisou.
Se aprovado, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda e da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, fará ao Poder Legislativo apresentação de prestação de contas detalhada dos empenhos orçamentários destinados para a área da saúde. Segundo informações do deputado, há muito tempo o Estado de Goiás vive graves problemas na área de investimentos em saúde pública. “Não obstante os esforços do Governo Federal em não somente ouvir aos apelos que vem das ruas, o Governo do Estado de Goiás continua a manter-se calado e indiferente aos apelos da sociedade goiana por melhorias expressivas na saúde pública”, explicou o deputado.
Da mesma forma, se aprovado o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, fará ao Poder Legislativo apresentação de prestação de contas detalhada das renúncias de receita realizadas seja por meio da concessão de crédito outorgado, seja por meio da concessão de benefícios fiscais.
Luis Cesar Bueno explicou na sua justificativa que nos últimos anos Goiás vive uma espécie de ´regime fiscal´ a base de renúncia de receita que sérios prejuízos vêm acarretando a toda a sociedade goiana. “A perda financeira que a renúncia de receita gera aos cofres públicos tem se mostrado grave, acarretando, inclusive, sérios problemas em importantes áreas de investimento social, tais como: saúde e educação públicas, pagamento dos direitos dos servidores públicos estaduais – a exemplo da data-base”, acrescentou.