Notícias dos Gabinetes
Thiago diz que PMDB mantém projeto de candidatura própria
Em entrevista ao programa Papo Político desta quinta-feira, 11, na rádio CBN Anhanguera, o deputado Thiago Peixoto (PMDB) reconheceu que seu partido vive um dilema com a dúvida do prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), em ser candidato ao governo do Estado. “A decisão de Íris em deixar o Paço é muito difícil e qualquer atitude que o prefeito quiser tomar deve ser respeitada”, declarou o parlamentar à jornalista Cileide Alves, editora-executiva de O Popular.
Thiago apontou como justificativas para a dúvida de Íris a crescente pressão em torno do prefeito. Além disso, Iris acredita ser muito interessante uma união com o maior número de partidos possíveis para que seu projeto político-eleitoral não corra nenhum risco de fragilidade - como se sabe, o governo do Estado pretende lançar candidatura própria, rachando a base do presidente Lula em Goiás.
O deputado também alertou: “As últimas declarações do prefeito em relação a sua possível desistência têm gerado prejuízo ao PMDB e não há dúvidas que isso é um fator complicador". No caso de o prefeito desistir de sua candidatura ao governo, Thiago refuta a ideia de seu partido apoiar o candidato da nova frente bancado pelo governo do Estado. “Essa é uma hipótese muito difícil de se concretizar, principalmente pela dimensão do PMDB no Estado. Vislumbro candidatura própria do nosso partido”.
À CBN, o parlamentar insistiu que ainda há tempo hábil para viabilizar uma nova candidatura. “Não é o prazo ideal, mas se é o tempo que temos, vamos aproveitá-lo ao máximo”, otimizou.
Plano B - Para Thiago, com a desistência do prefeito, o PMDB tem bons nomes para a disputa. O parlamentar não os citou, mas acredita que, primeiramente, seu partido deve retomar o diálogo com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. “Mas essa nova candidatura só pode ser cogitada após o término do prazo de descompatibilização e com a certeza de que Íris Rezende ficará no Paço”, ressaltou.
O nome de Thiago Peixoto chegou a ser cogitado para substituir Íris na disputa do governo do Estado pelo jornal Diário da Manhã em matérias publicadas nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11. O peemedebista foi citado como detentor de "perfil arrojado e com potencial para liderar o partido no futuro", além de também mencioná-lo como "promissor" e "principal estrela da nova geração de peemedebistas".