Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral cobra urgência no atendimento às vítimas do acidente com agrotóxico

30 de Outubro de 2013 às 14:40

O deputado Karlos Cabral (PT) participou na manhã de desta terça-feira, 29, de uma audiência pública em Rio Verde, com o tema “Uso de agrotóxicos na produção agrícola e a vulnerabilidade das populações rurais”, que relembrou a pulverização aérea de agrotóxico na escola rural São José do Pontal, localizada no Assentamento Pontal dos Buritis.

A senadora Ana Rita compareceu ao evento, atendendo ao convite do parlamentar feito durante audiência pública que aconteceu no Senado, em Brasília, no dia 9 de outubro. Outras autoridade políticas ligadas ao meio ambiente, à saúde, à educação e aos direitos humanos também estiveram presentes.

A audiência que durou por cerca de três horas, definiu a criação de uma comissão temporária na Comissão dos Diretos Humanos do Senado Federal e da Assembleia, em parceria com a Câmara de Rio Verde seja criada, para que o debate do assunto continue, inclusive viabilizando visitas e pesquisas em outras situações em casos parecidos.

Algumas vítimas presentes na audiência relataram a falta de humanização nos atendimentos médicos, a necessidade de especialistas para tratarem casos mais graves e mais atenção ao caso, que foi considerado pela autoridades de Rio Verde, responsáveis pela saúde, de pouca importância.

O deputado Karlos Cabral cobra mais uma vez, urgência em atenção às vítimas. “Não dá mais para ficar esperando que as famílias sejam atendidas. É preciso encaminhar as vítimas à atenção à saúde. É obrigação do Estado garantir esse direito a todos”, disse. Para sanar este problema, será formada uma equipe multiprofissional de saúde para acompanhar e atender às vítimas do acidente em Rio Verde, de forma integral e permanente às vítimas. Como tentativa, um terceiro ponto foi concluído com a reunião, que é estimular a prática da produção agroecológica, fazendo com que o uso de agrotóxicos seja cada vez menos frequente.

A vereadora Lúcia Batista, também presente na audiência, criticou a atitude da empresa responsável pela aplicação no dia do acidente. “Houve negligência por parte da empresa. É preciso que juntos tomemos uma decisão, para que essas famílias, as vítimas, a escola, tenham a quem chamar. Temos que achar uma solução e dar o devido tratamento a todos vocês”, expôs.

No mês de novembro, durante a audiência pública sobre agrotóxico, o deputado Karlos Cabral, em parceria com outros mandatos e instituições envolvidas no caso, entregou uma carta à senadora Ana Rita com objetivo de detalhar o caso e convidá-la para visitar, in loco, os assentamentos e a partir destas discussões, prosseguir com as providências cabíveis e conseguir atendimento digno às vítimas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.