Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência discute organização dos profissionais da Beleza

21 de Novembro de 2013 às 14:00

O deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT) participa na noite desta quinta-feira, 21, da audiência pública que vai debater a criação dos Conselhos Federal e Estadual dos Profissionais da Beleza.

O evento promovido pela coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Universidade Estadual de Goiás, professora Luciana Lara, com o apoio do Sindicato dos Profissionais de Beleza do Estado de Goiás (Sindibeleza), Associação dos Profissionais da Beleza do Estado  de Goiás (Aprobeleza), Sindicato dos Esteticistas de Goiás (SEG), docentes especialistas, mestres da área e outras lideranças, será realizado às 19 horas no Auditório Sólon Amaral, na Assembleia Legislativa.

A audiência visa refletir e encaminhar ações concretas sobre esse momento com as entidades, as instituições de ensino superior, os cursos técnicos e todos profissionais da área da beleza.

De acordo com a professora Luciana Lara, a presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei que regulamentou todas as profissões que compõem o segmento da beleza, e agora faz se necessário a adequação dos profissionais da beleza à esta nova e importante realidade que ordenará as exigências do mercado e o futuro dos profissionais.

Para o representante desta categoria em Goiás, o deputado Luis Cesar Bueno, que soma diversos benefícios conseguidos por meio de seu trabalho e empenho, a criação destes Conselhos vem normatizar e representar os interesses da classe e da sociedade, e vem preencher a lacuna legal e administrativa dentro das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.

"A presidenta Dilma sancionou a Lei que reconheceu estas atividades e estabeleceu que elas devem seguir normas, porém, falta um órgão competente para exercer a tarefa de representar e fiscalizar o exercício irregular dos profissionais da Beleza. Todas as profissões possuem um Conselho regulatório que estabelece critérios e garante direitos, e para os profissionais da Beleza não pode ser diferente", defende o deputado.

Movimento de apoio a criação dos Conselhos

No último mês de outubro,  o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, e o chefe da Assessoria Especial da Secretaria Geral, Delcimar Pires, atenderam solicitação do deputado Luis Cesar Bueno, e receberam as lideranças da Beleza do Estado de Goiás, em audiência. Na ocasião, eles colocaram a importância destes Conselhos para a categoria.

Cenário

Atualmente existem cerca de 30 mil salões de Beleza no Estado, sendo mais de dez mil na grande Goiânia. Nesses últimos dez anos os parâmetros mudaram e a beleza deixou de ser atributo natural para se transformar em produto de consumo. Neste sentido, a professora Luciana Lara avalia que o Conselho irá agir como instrumento fundamental para a construção de um profissional submetido ao interesse público e aos princípios da responsabilidade social. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.