Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Conselho Municipal do Idoso de Goiânia homenageia Luis Cesar

28 de Novembro de 2013 às 09:00

O deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT) participou do VI Seminário do Conselho Municipal do Idoso de Goiânia. Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o seminário foi realizado na tarde desta terça-feira, 27, no Centro de Convivência da Paróquia São Judas Tadeu, no Setor Coimbra.

Com o tema "Denunciar é: cuidar, respeitar e defender os direitos da pessoa idosa", os palestrantes abordaram temas como violência física, psicológica, sexual; abandono; negligência financeira, econômica, medicamentosa, emocional e social; e autonegligência. Cerca de 800 idosos participaram do evento.

O Conselho Municipal do Idoso foi criado em 4 de janeiro de 2002, pela Lei Municipal nº 8083, de autoria do então vereador Luis Cesar Bueno, e implantado em 2007, na gestão do então prefeito Iris Rezende. De acordo com a presidente do Conselho, Neide Nascimento, o Conselho foi criado com o objetivo de garantir proteção, assistência e a defesa dos direitos da pessoa idosa.  Ela cita que várias conquistas já foram alcançadas, mas ressalta que há um longo caminho a percorrer.

Na ocasião, o deputado Luis Cesar Bueno recebeu do Conselho uma homenagem ao seu trabalho prestado junto às pessoas idosas de Goiânia, e ressaltou a necessidade do fortalecer o Conselho. “Não adianta ter uma lei bem feita como a do Estatuto do Idoso, se no Brasil os idosos estão assistidos pela legislação estabelecida pelo Conselho Nacional. É necessário fazer com que esta lei seja comprida no transporte, na assistência a saúde, emprego e renda, saúde, e outros direitos que eles têm”, frisou.

O parlamentar ainda orientou os mesmos a aproveitarem o tempo e experiência para mostrar aos mais jovens o caminho correto para que a futura geração seja de pessoas mais igualitárias. Para a secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, "a pessoa idosa precisa ter os direitos garantidos. Precisamos conscientizar a sociedade que os idosos devem ter um envelhecimento saudável, sem nenhum tipo de violência", ressaltou Maristela.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.