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Notícias dos Gabinetes
Comissão de Organização dos Municípios apresenta relatório de 2013

14 de Janeiro de 2014 às 13:44

A Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Luis Cesar Bueno (PT), apresentou o relatório parcial das atividades desenvolvidas no ano de 2013. Confira as atividades em destaque foram:

O Presidente da Comissão de Organização dos Municípios, deputado Luis Cesar Bueno, realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro, curso de captação de recursos federais para os gestores municipais. Foram debatidas questões referentes ao Plano de Ação Articuladas (PAR), Fundo Nacional de Saúde (FNS) e diretrizes para os municípios serem beneficiados com recursos para assistência social. O curso apresentou também as principais funções e legislação básica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV). Este sistema é uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. Ao final do curso observa-se a importância de capacitar os gestores municipais para terem condições de capitalizarem recursos do governo federal por meio de convênios, planos e projetos bem elaborados, e assim conquistar recursos financeiros para a melhoria da educação, inclusão social e o desenvolvimento dos municípios que fazem parte da base parlamentar.

Dando continuidade à parceria necessária entre os órgãos públicos do Estado de Goiás para a efetividade do Programa Cidadão Participativo (programa lançado em 06 de Março de 2012), a Comissão de Organização dos Municípios encaminhou várias demandas a diversos órgãos do Estado de Goiás, prefeituras, secretarias entre outros. A Comissão acredita que é imprescindível haver a devida diligência e resolução dos problemas informados por um “cidadão participativo”. Somente com a parceria entre os poderes, tendo como objetivo comum a melhoria do Estado, o público ao qual acessa o portal e usufrui da infraestrutura da cidade ao qual recebeu a denúncia/ocorrência conseguirá sentir-se devidamente amparado pelo Poder Público. Segue abaixo a tabela correspondente de ocorrências encaminhadas e ocorrências respondidas (quando o órgão retorna à Comissão comunicando a solução do problema ou quando é indicado ao “cidadão participativo” o encaminhamento direto à Ouvidoria do órgão competente):

Ofícios Encaminhados:

Mês                               Subtema                                Quantidade de ocorrências

Fevereiro

Asfalto e Pavimentação

01

 

 

Março

 

Obstrução de Vias

01

Abril

 

 

Estacionamento Irregular

06

Congestionamento

03

Energia

06

 

 

Sinalização

01

Asfalto e Pavimentação

02

 

Maio

Estacionamento Irregular

01

 

Agosto

 

Obstrução de Vias

01

Energia

01

Saneamento

02

Setembro

Asfalto e Pavimentação

04

 

Água

01

Sinalização

01

 

Congestionamento

01

 

Energia

05

Falta de Transporte Publico

05

 

Transporte Irregular

01

Saneamento

01

 

Infraestrutura Escolar

02

Educação

01

Outubro

Água

01

Outubro

Energia

03

Sinalização

02

Falta de Transporte Público

02

Infraestrutura Escolar

04

Novembro

 

Água

01

Energia

03

 

Saneamento

01

Asfalto e Pavimentação

02

 

Poluição

02

 

Sinalização

01

 

Falta de Transporte Público

04

 

Transporte Irregular

02

 

Infraestrutura Escolar

15

 

Ofícios Respondidos:

Mês                                  Subtema                 Quantidade de ocorrências

Janeiro

Energia

03

Asfalto e Pavimentação

05

 

Sinalização

01

Estacionamento Irregular

03

Fevereiro

Estacionamento Irregular

03

Março

Estacionamento Irregular

01

Abril

 

Saneamento

01

Obstrução de Vias

01

Maio

Sinalização

01

Congestionamento

01

 

Energia

02

 

Estacionamento Irregular

01

Junho

Obstrução de Vias

01

 

Sinalização

04

Asfalto e Pavimentação

01

 

Estacionamento Irregular

01

Transporte Irregular

01

Energia

01

Julho

Asfalto e Pavimentação

02

 

Sinalização

02

Agosto

Sinalização

02

Setembro

Água

02

 

Infraestrutura Escolar

01

Estacionamento Irregular

01

Congestionamento

01

Sinalização

02

Infraestrutura Escolar

01

Outubro

Infraestrutura Escolar

02

 

Obstrução de Vias

01

 

Asfalto e Pavimentação

01

 

Congestionamento

01

 

Sinalização

03

 

Falta de Transporte Público

01

 

Infraestrutura Escolar

15

Novembro

Energia

01

Asfalto e Pavimentação

01

Estacionamento Irregular

01

 

Sinalização

01

Falta de Transporte Público

01

 

Infraestrutura Escolar

02

 

Todas as demandas tiveram seus encaminhamentos realizados ora por ofício ao órgão do Executivo competente, ora por indicação do espaço apropriado para o encaminhamento da denúncia ou demanda, ou seja, foi informado à/ao cidadã(o) participativa(o) o meio (endereço eletrônico, físico ou telefone) para se comunicar os problemas que ela/ele identificaram quanto a infraestrutura da cidade.

Em julho, o presidente da Comissão de Organização dos Municípios, deputado Luis Cesar Bueno realizou uma audiência pública intitulada “Correios & Prefeituras: Uma parceria de sucesso”, no Auditório Solon Amaral. Sob a coordenação do presidente da Comissão a audiência teve início às 14 horas e contou com a presença do Diretor Regional dos Correios de Brasília, membros da Regional dos Correios de Brasília e os prefeitos de Teresina de Goiás, Posse, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Damianópolis e representante do prefeito de Alvorada do Norte. Foram apresentadas soluções postais utilizadas para comunicação e desenvolvimento de atividades. Os seguintes segmentos ou portfólios foram salientados como: a) financeiro, como o serviço do Banco Postal; b) encomendas por meio de Sedex e PAC; c) marketing direto, mensageria com o telegrama, emissão de boletos de cobrança, cartas, chamamento de concursos públicos; d) universalização dos serviços por meio de Agência de Correios Comunitária; e) elementos personalizados por meio de selos e/ou carimbos; f) logística, apresentação de soluções integradas como a gestão de material de escritório (almoxarifado) e a demanda do programa “Remédio em Casa” em que se atende os pacientes de doenças crônicas levando seus remédios em suas casas. Tais programas têm 98% de aprovação por seus usuários.

O deputado Luis Cesar Bueno enfatiza que atualmente na Comissão existem dois assuntos como principais pautas: em primeiro lugar existe o acompanhamento da tramitação do Projeto de Lei do Senado n. 98/2002 que trata sobre a Criação, Fusão, Incorporação e Desmembramento dos Municípios. O projeto foi aprovado pelo Senado, entretanto recebeu veto integral da presidenta Dilma Rousseff. Atualmente a fase do projeto é análise do veto pela Comissão Mista; em segundo lugar há a questão do processo de distribuição do ICMS. Existe a necessidade da discussão dos critérios, principalmente no que se refere aos municípios do Nordeste Goiano.

O deputado Luis Cesar Bueno organizou audiência pública com prefeitos, entidades, cooperativas habitacionais e representantes da Secretaria Nacional de Habitação para debater propostas de convênios entre as prefeituras goianas com o governo federal, por meio do Ministério das Cidades. O objetivo é implantar o Programa Minha Casa Minha Vida, através do plano cooperativo, em uma ação tripartite: Moradores – prefeitura - Governo Federal.

O deputado Luis Cesar Bueno também realizou audiência pública no Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação para debater a implantação dos programas Pró-Infância e Caminho da Escola nos municípios de Porteirão, Iporá, Diorama, Professor Jamil, Maurilândia, Caldazinha, Goiandira e Guapo.

No mês de maio, o presidente da Comissão Luis Cesar Bueo, visitou o Congresso Nacional para acompanhar a tramitação do Projeto de Lei que transfere da União para os Estados o direito de legislar os limites do seu próprio território. Dessa forma, o Estado tem a permissão de implantar novos municípios e intervir em litígios de fronteiras existentes.

Luis Cesar Bueno também promoveu uma reunião entre os vereadores de Santo Antônio do Descoberto para debater os convênios que prevê a ampliação da rede física das escolas existentes no município.

Em julho de 2013 o presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, deputado Luis Cesar Bueno e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Daniel Messac, participaram de uma reunião com lideranças do município de Luziânia. A reunião foi coordenada pelo deputado Valcenôr Braz. A pauta do encontro tratou da emancipação do distrito Jardim Ingá (município de Luziânia), por meio do Projeto de Lei Complementar 416/2008 aprovado na Câmara Federal, que regulamenta a incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Brasil. O distrito de Ingá possui uma população estimada em mais de 100 mil habitantes.

O deputado e presidente da Comissão Luis Cesar Bueno em parceria com Secretário Executivo do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice) realizou uma reunião com os municípios que cediam à usina de álcool na região Sudoeste do Estado para discutir a evolução das receitas nestes municípios nos últimos anos.

Luis Cesar Bueno reuniu também com a Superintende da Funasa em Goiás, Márcia Freire, e com o Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, em Brasília, para tratar sobre os projetos de saneamento nos municípios de Diorama, Israelândia, Goiandira, Buritinópolis, Guapo e Campo Alegre.

Para solicitar ampliação da rede de ensino fundamental nos municípios de Ivolândia, Nova Aurora, Caldazinha e Caiapônia, o presidente da Comissão Luis Cesar Bueno juntamente com os prefeitos e alguns vereadores destes municípios reuniram com secretário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em Brasília.

Finalizando o ano de 2013 o presidente da Comissão, Luis Cesar Bueno reuniu-se com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, em Brasília. O objetivo foi o de solicitar a implantação do Fundo Municipal de Segurança Alimentar em Goiânia, Ivolândia e Caiapônia.

O presidente da Comissão, Luis Cesar Bueno esteve na Superintendência Nacional do Incra em Brasília, com o superintendente Carlos Mário Guedes para debater as desapropriações de terras nos municípios de Israelândia, Baliza, Caiapônia, Palestina de Goiás, Iporá, Turvelândia e São Miguel do Paranaiguara.

Integram a Comissão de Organização dos Municípios como titulares, além de Luis Cesar, os deputados Iso Moreira, Helio de Sousa, Linconl Tejota, Fábio Sousa, Elias Júnior, Valcenôr Braz, Samuel Belchior, Nélio Fortunato e Cláudio Meireires. Como suplentes  atuaram os deputados Karlos Cabral, José Vitti, Sônia Chaves, Ademir Menezes,  Nédio Leite, Major Araújo, Gracilene Batista, Luiz Carlos do Carmo, Paulo Cezar Martins e Álvaro Guimarães.

 

 

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