Notícias dos Gabinetes
Presidente da CPI das Dragas pede substituição de faltosos
O deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) pediu a substituição dos deputados, membros e suplentes, que faltaram às últimas quatro reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a presença de Dragas no Rio Araguaia. O deputado deu entrada no requerimento, na tarde da última terça-feira, 15, em plenário.
Segundo Tiãozinho Costa, esse foi o procedimento necessário, amparado pelo regimento interno da Casa, para que a CPI não expire em função da falta de quórum. Tiãozinho afirmou que o relator, deputado Júlio da Retífica (PSDB) e o líder do governo, deputado Evandro Magal (PP) que também é autor da propositura, não serão substituídos, pois compareceram em uma das reuniões da Comissão.
A Procuradoria da Assembleia afirmou que o presidente da Casa, deputado Helder Valin deve acatar a decisão do presidente da CPI das Dragas, discutindo com os líderes de bancada novos nomes para a pasta. A continuação da CPI depende da nomeação dos membros pelo presidente. Apenas no próximo semestre é que a Casa deve deliberar sobre o assunto.
O deputado Tiãozinho Costa disse que uma questão importante como é a da CPI das Dragas não pode ficar sem respostas. “O trabalho tem que ser realizado. E infelizmente, para isso tivemos que substituir os deputados-membros que estavam inviabilizando o andamento da investigação, uma vez que o regimento interno define que não se pode tomar nenhuma decisão com menos de três deputados”, comentou.
Os membros Mauro Rubem (PT) e Adriete Elias (PMDB) e os suplentes, Wellington Valin (PTdoB), Padre Ferreira (PSDB), Luís César Bueno (PT) e Luiz Carlos do Carmo (PMDB), serão os substituídos.