Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa pede regulamentação para psicopedagogos

21 de Dezembro de 2009 às 09:36

Os profissionais de psicopedagogia de Goiás podem ter a profissão regulamentada caso um requerimento apresentado pelo deputado estadual Tiãozinho Costa (PTdoB) e endereçado ao governador Alcides Rodrigues, seja acatado. O documento pede a criação de pelo menos uma vaga para o profissional em cada escola pública de Goiás. A proposta surgiu após uma reunião do deputado com representantes da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Goiás.

A professora Eliane Cunha, que faz parte da associação, afirmou que projetos semelhantes tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “Em São Paulo, o governo já instituiu a presença dos profissionais e com isso ganhou qualidade no aprendizado e melhoria no ensino”, defendeu. Segundo a professora que é especialista em psicopedagogia a educação direcionada tem de ser prioridade nas escolas.

Segundo Tiãozinho Costa a presença de um profissional da psicopedagogia em cada uma das escolas goianas melhoraria a qualidade escolar, garantindo assistência pedagógica, diagnosticando, intervindo e prevenindo os problemas de aprendizagem. “É preciso olhar bem para o que se ensina e como se ensina, prestando atenção no quê e como se aprende. Esse é o papel do profissional nas escolas, dar uma atenção especial a cada caso”, disse o parlamentar.

O regimento da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a profissão como “um campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, considerando a influência do meio no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia”. “É a psicologia utilizada para a educação” dizem os profissionais.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.