Notícias dos Gabinetes
Adriana Accorsi apresenta projeto para reestruturação das delegacias em Goiás
A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou na sessão plenária desta terça-feira, 07, projeto de lei sobre a reestruturação das delegacias em Goiás. A proposta trata do Programa de Padronização das Delegacias da Polícia Civil no Estado de Goiás e visa implementar um modelo padronizado de imóvel com infraestrutura adequada para as delegacias.
“Sou sensível às necessidades da segurança pública em Goiás e conheço as demandas da área. Essa iniciativa nasce da minha experiência como delegada e de solicitações feitas por colegas policiais, durante as diversas visitas que fiz a delegacias da capital e de vários municípios goianos”, frisa Adriana Accorsi, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.
Se o projeto de lei for aprovado, a medida prevê o aumento do número de atendimentos aos cidadãos, da qualidade dos serviços e o aprimoramento da ação da Polícia Civil na prevenção e combate a todo tipo de delito criminal. Além disso, com as novas instalações, as vítimas e testemunhas não irão mais dividir espaço com os réus.
De acordo com a deputada estadual, a proposta de lei resgata a imagem institucional da Polícia Civil, por meio da fácil identificação das delegacias pelos cidadãos. “A Constituição do Estado de Goiás estabelece que “a segurança pública é dever do Estado, que por meio da atuação das Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros, dentre outras ações, busca garantir o direito a cada cidadão de estar seguro e viver com tranquilidade”, afirma.
Adriana Accorsi esclarece que a Polícia Civil conta hoje com 314 delegacias, divididas pela sua atuação em delegacias municipais, delegacias especializadas municipais, delegacias regionais, delegacias distritais e delegacias especializadas estaduais. “Os prédios que sediam as unidades são construções antigas e improvisadas, e os espaços internos são acanhados e insuficientes para as atividades realizadas ali”, alerta a deputada.
Concursados da PM
Uma audiência pública foi realizada nesta terça-feira, 07, simultaneamente a sessão plenária, no auditório Costa Lima, para discutir a convocação dos policiais militares, que estão no cadastro de reserva do último concurso. A iniciativa foi do deputado José Nelto (PMDB) e contou com a participação do promotor de Justiça Fernando Krebs e da deputada Adriana Accorsi (PT).
Antes de apresentar o projeto na sessão ordinária, Adriana esteve na audiência pública para prestar solidariedade e apoiar a centenas de concursados do cadastro de reserva presentes e que agora, com a inconstitucionalidade do Serviço de Policiais Temporários da Polícia Militar, buscam a nomeação nos cargos. Os policiais pedem o apoio dos deputados estaduais para uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal para que este mande desligar os policiais temporários imediatamente e convoque imediatamente os concursados.